Hillary, enfim, põe tudo em pratos limpos

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu aos países da América Latina que "pensem duas vezes" antes de se aproximar do Irã. Trata-se da mais veemente e clara advertência do governo Obama sobre a questão, até agora tratada com calculado distanciamento por Washington.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Nas contas da Casa Branca, parece ter ficado claro que os erros da política externa brasileira, ao dar tratamento vip ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, abriu uma inesperada e indesejada brecha para que Teerã respire - justamente no momento em que a comunidade internacional está sendo desafiada pelos aiatolás e seu projeto nuclear.

PUBLICIDADE

Hillary, então, resolveu colocar a questão em pratos limpos. O Brasil, com seu peso excepcional na região e sua influência crescente, já não pode mais se comportar como um país periférico. Seu status atual demanda que Brasília se posicione a respeito dos grandes temas internacionais, e um dos mais importantes no momento é o que envolve o Irã. "Neutralidade" não é saudável nesse caso, porque mina os esforços concertados da ONU e das grandes potências mundiais para fazer com que o Irã coopere. Pior: dá ao Irã o oxigênio de que precisa para continuar a desafiar o mundo.

Outro aspecto a se considerar, no discurso de Hillary, é a advertência que ela fez a Venezuela e Bolívia. Segundo a secretária americana, uma verdadeira democracia é aquela em que os líderes não maltratam a ordem constitucional, como fizeram Chávez e Morales, para consolidar seu poder. "A democracia não se trata de líderes individuais, mas de instituições fortes", afirmou Hillary.

Com isso, a secretária americana deixou claro que, para os EUA, a real ameaça às liberdades na América Latina não é o que acontece em Honduras - cuja transição, aliás, recebeu forte apoio americano. A real ameaça é a escalada autoritária travestida de "revolução bolivariana" ora em curso no continente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.