As palavras e as coisas: militante ou terrorista?

PUBLICIDADE

Por
Atualização:
 Foto: Estadão

Que nome se dá ao ato de um grupo de pessoas que desembarca numa cidade e começa a atirar contra homens, mulheres e crianças, faz reféns e explode bombas em hotéis e estações de trem? A resposta óbvia é "terrorismo", mas, em tempos de correção política, nem sempre as coisas recebem o nome que deveriam ter.

PUBLICIDADE

O "public editor" (espécie de ombudsman) do New York Times, Clark Hoyt, levanta a questão em texto recente, a propósito justamente dos atentados coordenados em Mumbai. Segundo ele, o jornal titubeou em chamar os terroristas de terroristas, preferindo "militantes", "homens armados" e "agressores". A ação deles foi classificada de "terrorista", mas não eles próprios.

Ocioso dizer que o New York Times foi bombardeado por críticas de gente que gostaria de ver escrita a palavra que começa com "t".

O problema, diz Hoyt, é como classificar organizações que, embora pratiquem atos terroristas, são muito mais do que isso. O caso do grupo suspeito dos ataques em Mumbai é um bom exemplo. O Lashkar-e-Taiba tem uma agenda política e religiosa em relação à Índia, sobretudo na questão da Caxemira, além de servir de eixo para uma série de organizações de caridade. Por essa razão, há quem hesite chamá-lo simplesmente de "terrorista".

Outro exemplo freqüentemente citado é o do Hamas. Para o New York Times, o Hamas é um grupo "militante" porque é político e social, situação que não mudaria pelo fato de o Hamas explodir bombas em pizzarias lotadas. Um dos editores do Times, Phil Corbett, ponderou: "Se alguém trabalha num hospital do Hamas, essa pessoa é um terrorista?".

Publicidade

Os jornalistas que defendem moderação no uso da palavra "terrorista" afirmam que, por conta da "guerra ao terror", ela esconde mais do que revela acerca do grupo a que se refere e acaba contaminando a informação com questões morais e políticas.

Assim, diz James Bennet, que foi chefe da sucursal do Times em Jerusalém, o problema não é começar a chamar agressores de "terroristas", é saber quando se deve parar - afinal, ele diz, se não há um critério claro, até os meninos palestinos que atiram pedras contra tanques israelenses serão chamados de terroristas. O mesmo se aplica ao outro lado: se um Exército ataca civis deliberadamente, como no caso de Dresden na Segunda Guerra, o termo "terrorismo" talvez seja impreciso - o certo é crime de guerra, para o qual há leis e punições já estabelecidas.

Um bom começo para resolver o assunto talvez seja definir terrorismo. Qualquer ato violento de uma organização irregular destinado a intimidar a população civil de um determinado local, forçando-a a alterar sua rotina para evitar um novo atentado, parece ser uma explicação razoável para terror. E, como diz Hoyt, somente terroristas praticam terrorismo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.