PUBLICIDADE

A inocente "Flotilha da Liberdade"

A agora famosa "Flotilha da Liberdade", pivô da mais recente crise envolvendo Israel, foi organizada pela ONG turca Insani Yardim Vakhi (IHH). Trata-se de um grupo voltado para a defesa dos direitos humanos, certo? Nem tanto.

Por
Atualização:

Segundo um paper do Instituto Dinamarquês para Estudos Internacionais, a IHH é apenas fachada de apoio a grupos terroristas. A pesquisa é de 2006 - portanto, não pode ser desacreditada como "contrapropaganda sionista", ou alguma bobagem do gênero, já que, naquela época, a IHH era obscura demais para que a mídia se ocupasse dela.

PUBLICIDADE

O estudo mostra que a IHH, de acordo com investigações do próprio governo turco, comprou armas automáticas de grupos extremistas muçulmanos em 1997. Seu escritório em Istambul foi revistado, e a polícia encontrou armas, explosivos e instruções sobre como fabricar bombas. As autoridades turcas concluíram que os líderes do IHH estavam prontos para lutar no Afeganistão, na Bósnia e na Tchetchênia.

Outra investigação da época, feita pela França, indica que os líderes da IHH estavam profundamente ligados a atividades terroristas. Bulent Yildrim, o principal dirigente do IHH, que estava no barco principal da "Flotilha da Liberdade", recrutou militantes para uma "guerra santa", nos anos 90. Telefonemas grampeados mostram a relação entre a IHH, a Al Qaeda e terroristas argelinos. Suspeita-se ainda que a IHH esteve envolvida em tráfico de armas. E consta que o "trabalho de caridade" da IHH servia para disfarçar proselitismo e recrutamento de militantes para a causa anti-Ocidente.

Na tal "Flotilha da Liberdade", a IHH reuniu centenas de pessoas que, em sua maioria, provavelmente nada têm a ver com a ONG. Foram inocentes úteis, recrutados sob o apelo da "ajuda humanitária" aos sofridos moradores de Gaza, cujas condições de vida são melhores do que as dos habitantes de Índia e África do Sul, dois dos festejados "emergentes". Na verdade, conforme todas as declarações dadas pelos líderes da iniciativa, a "Flotilha da Liberdade" não pretendia entregar nenhuma ajuda humanitária - se fosse assim, teria aceitado as várias ofertas israelenses nesse sentido. Eles queriam simplesmente provocar Israel, queriam produzir mortos, para exibi-los como a prova da crueldade intrínseca dos "sionistas sanguinários". Havia mulheres e crianças a bordo - Bulent Yildrim apareceu com um bebê no colo enquanto, cinicamente, dava entrevista a uma TV turca sobre a "missão", dizendo que haveria resistência se Israel tentasse interceptar os barcos.

E Israel caiu na armadilha dessa gente que não tem nenhuma consideração pela vida humana.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.