PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Onde a carne é fraca, a inteligência escasseia

A bancada ruralista em peso e parte considerável dos militantes e políticos de esquerda estão juntos, abraçados, no esforço para denunciar a "irresponsabilidade" da PF na Operação Carne Fraca.

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Uns e outros alegam que as investigações são "desastradas", espetaculosas, prejudicam a imagem das empresas e do País no exterior, afetando assim a economia e aumentando a crise recessiva. Há até quem veja, nelas, a mão oculta da CIA, a intenção de destruir o "capitalismo nacional" e de abrir as portas para a desnacionalização e o "imperialismo".

PUBLICIDADE

O ministro Blairo Maggi (Agricultura) entrou no jogo para dizer que a apuração aponta problemas em práticas que, na verdade, são permitidas legalmente. Em entrevistas, buscou minimizar o resultado divulgado pela PF e rebater os delegados que cuidaram do caso. "As empresas brasileiras investiram alguns milhões de dólares para consolidar mercado, e aí você pega uma empresa que é exportadora e vai dizer que misturou papelão na carne? Pelo amor de Deus. Não dá para aceitar esse tipo de situação", declarou. Para ele, a "narrativa" da PF faz com que se criem "fantasias". Acrescentou: "Não estou dizendo que não tenha sentido a investigação. Com toda certeza tem. Quando falamos para a população ficar tranquila é porque a gente conhece a maior parte do nosso sistema, 99% dos produtores de alimentos fazem as coisas transparentes, certas".

Pode ser que a PF tenha ido com sede demais ao pote, metido os pés pelas mãos e buscado um indevido brilho midiático. Se agiu deste modo, trata-se de um excesso, mais grave se considerar que causa um alarmismo social em nada justificável. Afinal, deve-se ter um cuidado adicional quando se mexe com a comida que os brasileiros põem na mesa.

O clima geral e a estrutura da vida contemporânea ajudam a que ocorram falhas assim. Todos precisam de um lugar ao sol para fazer com que seus planos e objetivos se fixem no cenário e tenham maiores chances de sucesso. O pensamento comum a todos é que você precisa "ganhar a opinião pública" e fazer disso um artifício que blindará seus próximos passos. Não é um pensamento errado.

O que há de excesso e ação performática na atuação de qualquer órgão público deve ser criticado, sem dó. Especialmente quando se tratar de PF, MPF e STF, que se dedicam a cuidar da defesa da Constituição e do cumprimento das leis.

Publicidade

Mas é difícil entender a facilidade com que os adversários da operação varrem a sujeira para baixo do tapete. Que o Ministério da Agricultura e os empresários do setor façam isso é compreensível, ainda que não aceitável. Eles são parte interessada. Mas e os demais, os que não respondem por governos e empresas, os que se apresentam como de esquerda, os defensores da sociedade? Não é razoável que fechem os olhos para crimes que ocorrem sob as barbas de empresas consideradas de ponta, que foram regiamente patrocinadas e apoiadas pelo BNDES e pelos governos. Não é razoável que deixem de lado as trambicagens, as trocas de favores, as vantagens ilícitas, os esquemas político-partidários ilegais que se colaram àquelas empresas como uma segunda pele.

É absurdo que se banalize algo deste porte só com o propósito de reforçar a ideia torta de que há um "golpe" dedicado a "criminalizar" aquilo que foi feito antes e que tenha as digitais do PT. O certo, o correto, o adequado, é que se leve o caso a sério, que se defenda uma apuração dos fatos que vá até o fundo do poço.

Tudo, na verdade, é parte de um único movimento, que ganhou vida própria na medida em que o capitalismo se desregulou, engolido pelas redes e pelas tecnologias que ele próprio pôs em ação, e na medida mesma em que a política dos "campeões nacionais" ganhou livre curso. É falsa a ideia de que estes "campeões" promoveram o desenvolvimento do País ou valorizaram a marca Brasil nos quatro cantos do mundo porque têm um padrão de excelência acima de qualquer suspeita. Muita coisa foi impulsionada por isenções fiscais escabrosas, empréstimos generosos e agrados generalizados. Muita coisa se deveu à prevalência do poder econômico sobre a política e o poder do Estado. Muita coisa passou por esse mixórdia de interesses públicos e privados que está promovendo a degradação geral a que estamos assistindo.

Nasceu daí um arranjo pernicioso, que nos está cobrando um alto preço agora.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.