PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|O livro de Lula

Entrevistas ajudarão Lula a se defender e a propagar sua análise de conjuntura

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Há três aspectos a serem considerados no livro que Lula lançará na próxima sexta-feira, dia 16.

PUBLICIDADE

O mais relevante é o jornalístico. Reunir três consagrados profissionais para entrevistar um popular ex-presidente condenado por corrupção aproxima-se do que se costuma chamar de "furo de reportagem". Quem não quer ler o que tem a dizer Lula nos dias que podem ser os derradeiros antes da prisão? Nunca faltou mídia para Lula, mas não é todo dia que ele se deixa submeter a uma roda de entrevistadores. Mesmo que, no caso do livro, sejam entrevistadores amigos, simpáticos à sua causa, não há por que duvidar do cerco que devem ter tentado fazer ao ex-presidente, figura conhecida por saber dar nó em pingo d'água.

O segundo aspecto é editorial. Um personagem dramático, performático, acostumado a receber mimos e atenções, que muitos idolatram no limite da cegueira, mergulhado num quadro político tenso e confuso, é um prato cheio para as livrarias. O livro deverá vender bem e fornecer combustível para os seguidores de Lula, necessitados como nunca de recursos para continuar fazendo campanha por ele e com ele. O senso de oportunidade falou alto aqui, mesmo que se possa fazer ressalvas à apresentação do produto, no qual Lula figura como autor sem ter escrito uma linha sequer. Esse, porém, é um aspecto secundário.

Por fim, o aspecto propriamente político, o do personagem antes de tudo. Lula certamente não dirá nada de novo, até porque há anos não sai do noticiário e já disse praticamente tudo. Repetirá o mesmo discurso de sempre, acrescentando umas pitadas a mais de autocomiseração e algumas revelações de bastidores, com as quais procurará acertar algumas contas e deixar ao relento figuras que o ajudaram na trajetória. O típico modo Lula de ser e agir. Fala-se que não será propriamente gentil com Dilma, Palocci e Aloyzio Mercadante, que mal se referirá a José Dirceu, e por aí vai. Nada muito bombástico, mas revelador de um estilo de fazer política.

Os jornais exploraram a frase "estou pronto para ser preso". É uma bazófia, mas ilustra bem o que está a passar pela cabeça do ex-presidente, que parece querer ser imolado em praça pública para finalmente subir aos céus como um injustiçado. O livro servirá para Lula se defender pela enésima vez das acusações da Lava Jato e para que ele propague a sua particular "análise de conjuntura", moldada para favorecê-lo. "Traidores" e "golpistas" deverão aparecer em várias páginas, assim como alguns elogios surpreendentes, com os quais dará umas boas flechadas em pessoas que o cercam. Ao criticar Dilma, por exemplo, que em seu entender não resistiu como deveria ao "golpe", encherá a bola do "traidor" Michel Temer, que teria mostrado maior resiliência do que a companheira.

Publicidade

O título "A verdade vencerá" traz um subtítulo: "O povo sabe por que me condenam". É bastante apelativo, como seria de esperar, e realça o tom emotivo tão a gosto do Lula. Há uma confusão, não se sabe se intencional ou não, entre a admiração popular por Lula - que é real - e o efetivo conhecimento popular sobre as estripulias que o condenaram.

Daria até para dizer que o povo prefere não saber as razões da condenação justamente para não perder as ilusões. Mas isso ninguém tem como demonstrar, do mesmo modo que ninguém pode afirmar que o povo sabe mesmo o que está a atrapalhar os passos de seu líder. Há coisas que a gente prefere não saber e há coisas que a gente não tem como saber. Versões sob medida existem justamente para impedir que se veja a face feia da vida. Nada mais humano.

Tudo somado, o meritório furo jornalístico e editorial não terá como facilitar uma virada de página nessa celeuma que está ameaçando fazer com que a trajetória brilhante de uma liderança importante termine em cinzas, produzidas por uma interminável fogueira de vaidades.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.