PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Diálogos e gestos simbólicos mostram que há espaço para convergências

Diálogo de alto nível na página 2 do Estadão de domingo 05/02. Não foi intencional, nem programado, mas parecia ter sido, pelo tanto que revelou de possibilidades.

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

De um lado FHC, de outro o sociólogo Luiz Werneck Vianna.

PUBLICIDADE

O ex-presidente argumenta que existem "razões para sonhar" desde que não cruzemos os braços e desanimemos. As dificuldades são grandes, mas há como enfrentá-las e vencê-las. Há avanços acontecendo, algumas ilusões perniciosas estão se desfazendo, anuncia-se uma convergência consistente em direção à sensatez. Não se trata de otimismo, mas de dar o devido peso a fatos e tendências que se afirmam.

Werneck, por sua vez, vê como ainda difícil o caminho para 2018, ano em que se comemorará o trigésimo aniversário da Constituição de 1988 e será eleito um novo presidente da República.  Nele, teremos "um encontro marcado com o destino, e não se deve chegar a ele de mãos vazias". O sociólogo se vale do filósofo Giorgio Agamben para sustentar que "liberdade (livre-arbítrio) e servidão (necessidade) se esfumam uma na outra".

Fiel às suas concepções, Werneck saúda o retorno ao palco do "ator político", único polo com capacidade para contrastar o "protagonismo dos fatos", sob o qual temos vivido e que nada mais é que a supremacia da necessidade sobre o livre-arbítrio.  Este retorno pode ser antevisto na articulação dos vértices do Executivo e do Judiciário em busca de soluções institucionais para as pequenas e grandes crises que se sucedem.

Ambos os artigos se entrecruzam e conversam entre si. Não são "palacianos", nem foram escritos para aplaudir o que quer que seja. Ajudam a que se reflita sobre o momento atual, sugerindo um critério para organizar o debate público. Mostram que 2017 não se anuncia como tragédia: com um pouco de boa vontade e empenho, o ano pode se traduzir em conquista e retomada. A estrada para que se avance em termos democráticos e sociais está aberta, pronta para ser ocupada, ainda que necessite de uma dose adicional de esforço, generosidade e desprendimento.

Publicidade

O ponto de partida, o suposto e a hipótese que aproximam os textos é que estão todos interessados na superação dos bloqueios materiais, estruturais e mentais que atrasam e paralisam o País. Querem, também, a eliminação das falhas e dos equívocos governamentais, a correção das imperfeições do sistema político e melhoria da qualidade da democracia.

O "protagonismo dos fatos" não se desfez. Permanece a impor sua tirania, porque essa é a marca da época presente. Por isso, esta percepção geral de que o quadro está fora de controle, sem rumo claro.  Como afirma Werneck Vianna, "o ator como que se retirou da cena e, sem partidos e lideranças políticas que se façam ouvir, os debates migraram para a balbúrdia das redes sociais, que se têm mostrado impermeáveis ao diálogo, empenhadas em lutas de guerrilha estéreis em que a expressão de opiniões mais se apresenta como manifestações narcísicas do que tentativas de busca da persuasão".

Se o diálogo crescer, se gestos simbólicos de solidariedade e respeito recíproco, como os de FHC e Michel Temer por ocasião do velório de Dona Marisa Letícia, puderem ser impulsionados, ganharem corpo nas redes e além delas, o futuro poderá voltar a estar ao alcance das mãos.

O problema, como sempre, é que os arranjos políticos prevalecentes não ajudam. Na mesma semana em que o governo Temer comemorava algumas melhorias tópicas na economia, a dissolução da tensão que ameaçava contaminar o STF e as vitórias de Eunício Oliveira e Rodrigo Maia no Senado e na Câmara, reafirmando sua disposição de ser um "governo reformista", o País assistia boquiaberto à nomeação de Moreira Franco como ministro, com a nítida intenção de lhe facultar foro privilegiado. E, agora, prende a respiração com a indicação de Alexandre de Moraes para o STF, de todos os nomes disponíveis seguramente o mais controvertido.

Com tais gestos infelizes, o governo mostra que pode até se mover por reformas, mas sua preocupação principal é com os efeitos possíveis da Lava Jato. O reformismo por ele proclamado terá de ser provado pelos fatos, não pela retórica, que tradicionalmente tem servido para ocultar interesses de tipo bem oligárquico.

Publicidade

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.