EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|Cálculos e torcidas em torno de Lula

Há muitos cálculos soltos no ar na manhã deste sábado, desdobramento do dia de ontem.

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Um é o cálculo da vitimização política. Lula calcula que resistir é preciso e que, entrincheirado no sindicato, de lá sairá espetacularmente, se possível com algum confronto policial, para entrar de vez na história. Acredita que conseguirá "parar o país" e permanecer no centro da política quanto mais mostrar resistência e inconformismo.

PUBLICIDADE

Moro e a PF, por sua vez, calculam que não há motivos nem para oferecer palco a Lula, nem para acelerar exageradamente sua prisão. Lula, afinal, está recolhido em um recinto fechado, quase numa prisão domiciliar. E qualquer ato de força agora, mesmo que se baseie na força da lei, produzirá mais estrago que benefício.

Há o cálculo dos advogados de Lula, mais propensos a sair do enrosco, e o cálculo da ala política que o cerca, mais propensa a ver até quando a resistência poderá render dividendos políticos. As alas negociam entre si e tentam chegar a algum consenso. Consta que Lula permanecerá no sindicato até o final da missa em homenagem a sua mulher, Marisa Letícia, durante a manhã do sábado. Advogados informaram aos negociadores que o ex-presidente pretende se entregar em São Paulo após a celebração. Mas nada disso é certo e seguro.

Há o cálculo dos políticos, que precisam encontrar meios de assimilar a prisão e a resistência de Lula, de modo ou a evitar que invadam demais o campo eleitoral ou a possibilitar sua utilização como combustível eleitoral. Os candidatos já lançados, em particular, estão de olhos bem abertos, tentando descobrir se o melhor é prestar solidariedade a Lula, exigir o cumprimento da lei ou explorar politicamente o fato. Podem tentar, também, combinar estas opções.

E há o cálculo dos democratas, que gostariam de ver a decisão judicial ser cumprida sem tensão e sem postergações artificiais.

Publicidade

O cálculo de Lula é de risco. Se errar na dose, facilitará a decretação de outras formas de prisão, a cautelar, a preventiva. Poderá ser dado como fugitivo. Seus recursos judiciais, seus pedidos de liminar ou habeas corpus, estão sendo seguidamente negados. Fachin acabou de negar mais um, mantendo a ordem de prisão do juiz Sérgio Moro. E não é líquido e certo que a solidariedade popular se fará presente de forma intensa, massiva, e por longo tempo.

O cálculo da Justiça é baseado na paciência e na força da lei. Para Moro em particular, sendo dada uma condenação, é preciso executar a pena.

Os democratas, por sua vez, ficam na torcida, na expectativa de que a pendência não se arraste desnecessariamente e não incendeie o país, que, a rigor, tem muito pouco a ver com tudo isso.

Todos esses cálculos, evidentemente, podem se mostrar equivocados.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.