EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|As urnas falam, mas não dizem tudo

Compreensível a euforia do ministro Eliseu Padilha ao dizer que os resultados das eleições encerradas ontem, 30 de outubro, foram positivos para o governo Temer. Foram mesmo, pois redesenharem o mapa político do país em um sentido que indica estar a população meio que indiferente às disputas em torno do governo federal, ou ao menos torcendo por ele e não refratária a ele.

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

Os partidos hoje "situacionistas" passaram a dominar cerca de 90% das cidades. Além dos ganhos em termos de alinhamento político e de volume, os dados também indicam que o discurso do "golpe" passou longe dos eleitores e foi praticamente enterrado com as urnas. Poderá continuar a ser usado como bandeira e narrativa, mas sua força persuasiva se circunscreve a um gueto.

PUBLICIDADE

Mas o ministro também sabe - mas não tem porque dizer - que resultados eleitorais costumam ser nuvens passageiras, que se dissolvem com o lufar dos ventos. Nuvens podem ser lidas de diferentes maneiras, a indicar cenários de sinais trocados e vozes múltiplas. As figuras que cada um vê nelas são instáveis, subjetivas, ilusórias.

O PSDB ganhou mais que o PMDB, por exemplo, mas Alckmin ganhou e Aécio perdeu. Isso ajuda Temer, claro, mas também pode servir de aríete para um assalto tucano mais firme ao Palácio. Parte importante do voto se alimentou da desagregação ética e política do PT, que empurrou o partido para as margens do sistema. E o que fará o PSDB agora que o PT se diluiu como seu contraponto típico-ideal? Seguirá sendo um partido de caciques que não se bicam ou se estruturará como partido social-democrático de verdade, com projeto, programa e cultura consistentes?  Sem que se responda a isso, o futuro fica embaçado.

E o discurso da "não-política", a que muitos atribuem as vitórias de Dória em SP, Marchezan em PA e Kalil em BH, tem alguma probabilidade de proliferar e fornecer vetores para a política nacional? Parece bem prematuro valorizá-lo em demasia, não vê-lo como mera estratégia eleitoral. A própria população acabará por se lembrar de que Dilma também era uma "não-política", uma gerente, que deu no que deu. Tivesse ela feito mais política e hoje ainda estaria no Palácio e o Brasil não teria caído no buraco em que se encontra.

Se as urnas disseram algo é que os políticos devem tomar cuidado porque todos estão de olho neles, pronto para deletá-los.

Publicidade

Acima de tudo, os votos indicaram que a população deseja tocar a vida, melhorar, ser mais feliz, que é indiferente aos slogans contra Temer e o "golpe", pouco sensível às denúncias da "perseguição a Lula" ou a coisas do gênero. Foi como se a massa gritasse a uma só voz ao PT: decifra-te ou nós te devoraremos. Fato que deverá fazer o partido entrar em nova fase, de maior introspecção, ainda que não de inatividade ou de falta de combatividade. Juntamente com ele, as esquerdas terão de se definir e se reposicionar, se é que pretendem cumprir algum papel de relevo. Não é pouca coisa.

Em suma, há bons motivos para que Padilha e o governo comemorem, mas nem tudo são flores nos jardins da República. Longe disso. Tensões, turbulências e dificuldades se anunciam como inevitáveis para os próximos meses.  Por isso mesmo, o que virá pela frente será revelador do que significaram as eleições de 2016 e em que medida elas se ligarão, ou não, às de 2018.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.