EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Professor titular de Teoria Política da Unesp, Marco Aurélio Nogueira escreve mensalmente na seção Espaço Aberto

Opinião|A política como maldade e grosseria

Bolsonaro insiste em agredir e demarcar um território suficientemente batido e definido, como se fosse preciso reiterar sua hostilidade às esquerdas e seu desinteresse em se comportar como estadista

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Aurélio Nogueira
Atualização:

É espantoso e chega a ser repulsivo que um presidente da República, do alto de sua investidura, fale o que Jair Bolsonaro falou sobre a morte de Fernando Santa Cruz, militante da Ação Popular morto em 1974 em pleno regime militar, insinuando saber detalhes de sua morte.

PUBLICIDADE

Antes de tudo, porque fez isso com a clara intenção de agredir e intimidar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, filho do militante assassinado. Valeu-se da crueldade e da covardia para acuar um adversário da sociedade civil, demonstrando rara falta de empatia e compaixão. Ignorou e desrespeitou decisões dos próprios órgãos do Estado, chegando ao cúmulo de questionar a seriedade e a legitimidade da Comissão da Verdade, que apurou crimes cometidos durante a ditadura. Para ele, não haveria razões para de "acreditar" nessa Comissão e nem na Comissão de Mortos e Desaparecidos. Os documentos por elas emitidos não passariam de "balela".

Assim como quem não quer nada, de supetão, o presidente desprezou a Constituição e fez pouco caso da Lei de Anistia. Pisoteou, também, o saber historiográfico que já documentou os fatos do período ditatorial. Não acatou nem sequer o atestado de óbito recém-lavrado pelo Ministério da Família e dos Direitos Humanos que certifica que Fernando Santa Cruz morreu "de causa não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985".

As declarações demonstram que Bolsonaro ainda não processou o passado, que ele idealiza ao bel-prazer, mastigando fel, olhando para trás, negando-se a virar a página de um período que não orgulha o Brasil. Sua visão do passado habita as mesmas cavernas onde repousam seus piores demônios internos.

Tudo indica que o presidente disse o que disse com o propósito de agredir e demarcar um território já suficientemente batido e definido. Como tem ocorrido com frequência compulsiva, buscou se reapresentar como um líder hostil às esquerdas, autoritário, desinteressado de dialogar e incapaz de se comportar como estadista.

Publicidade

Insistir em reiterar uma imagem já fixada no imaginário popular é exibir grave insegurança existencial.

Não é aceitável que o presidente se comporte como se estivesse em uma pelada de futebol ou num ringue de MMA, com o agravante de não acatar nenhuma regra. Sua atitude deslustra a República, rasga a Constituição que jurou respeitar e envergonha o Estado brasileiro perante o sistema internacional.

Resta saber se Bolsonaro disse o que disse em decorrência de uma falha cognitiva, de uma pulsão maléfica, ou se houve no ato algum cálculo estratégico. A impressão é que se tratou de uma combinação das duas coisas. O presidente quer fazer política pela via da maldade e da grosseria, deixando à solta os piores traços de sua personalidade, como se não quisesse controlar seu instinto animal.

A persistir nesse padrão de conduta, seus dias na Presidência serão manchados de sangue e fúria, e nada trarão de bom para o País. Serão um pesadelo, do qual levaremos um tempo para nos libertar.

Opinião por Marco Aurélio Nogueira

Professor titular de Teoria Política da Unesp

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.