Podcast Legis-Ativo | Nova vitória de Temer no Congresso teve quantidade de votos muito próxima da votação da primeira denúncia

Podcast Legis-Ativo | Nova vitória de Temer no Congresso teve quantidade de votos muito próxima da votação da primeira denúncia

Humberto Dantas

30 de outubro de 2017 | 10h44

No Legis-Ativo de hoje, os cientistas políticos Humberto Dantas e Vitor Oliveira comentam sobre a votação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“De certa forma, o governo ter conseguido a quantidade de votos muito próxima na segunda denúncia em relação à votação da primeira denúncia passou uma mensagem que não vou dizer de força, porque é um governo muito fragilizado, mas mostrou que a coisa não é tão feia quanto poderia ter sido”, analisa Vitor. Ou seja, “é um governo que fica”, conclui Humberto, comparando com a “lógica inercial” do fim do governo Sarney.

Como se posicionaram os discursos? Quais os argumentos colocados pelos parlamentares? O que significam? Estamos vivendo um “parlamentarismo branco”? Como funcionaram as emendas e quais são os recursos envolvidos na votação?

“Teve muito sim constrangido”, comentam.

Analisam também o cenário da votação da reforma da previdência e as trocas de cargos e ministérios envolvidos, dentro dos debates do presidencialismo de coalizão. Os cientistas políticos tratam ainda, entre outros assuntos, da nova portaria do governo que flexibiliza a configuração do trabalho escravo, comentada por Lucas Ambrozio no Legis-Ativo na semana passada.

Confira esses assuntos e mais!

Apoio:

Tendências: