Foto do(a) blog

A Ciência Política e um olhar sobre os Legislativos

O protagonismo legislativo definindo rumos da política estadual em Alagoas

No último dia 02 de abril, o ex-governador Renan Filho (MDB) renunciou ao cargo, respeitando o prazo final para desincompatibilização para aqueles que desejavam disputar a eleição neste ano. Essa decisão ocasionou uma dupla vacância do cargo, já que o ex-vice-governador, Luciano Barbosa (MDB) deixou o mandato para assumir a prefeitura de Arapiraca em 30 de dezembro de 2020.

PUBLICIDADE

Por Luciana Santana
Atualização:

Apesar da dupla vacância ser uma situação pouco comum, ela não é inédita em Alagoas. Aconteceu em 1978 quando o então governador Divaldo Suruagy renunciou para ser candidato a deputado federal. Seu vice, Antônio Gomes de Barros, havia falecido dois anos antes.

PUBLICIDADE

Os encaminhamentos dados naquele episódio se assemelham aos que estão ocorrendo atualmente em Alagoas. De acordo com o parágrafo 3º da Constituição Estadual de Alagoas e a Lei estadual nº 8.576/2022, em caso de vacância dos cargos de governador e vice nos dois últimos anos do período de governo, cabe ao Legislativo realizar a eleição indireta, por meio do voto dos deputados estaduais em sessão extraordinária. Diante da necessidade de realização de eleição indireta, qualquer cidadão com idade superior a 30 anos pode ser candidato, desde que as condições constitucionais e legais de elegibilidade sejam respeitadas. Ainda de acordo com a legislação, durante a vacância e até a realização das eleições são sucessores naturais ao cargo, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE) e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ).

O esperado era que o chefe do legislativo estadual, Marcelo Victor (atualmente no MDB) assumisse a missão, não apenas para completar o mandato, mas também buscar a reeleição ao governo. Mas, desde que essa possibilidade foi aventada, ele já tinha adiantado que recusaria, sua ambição política era o próprio legislativo. Essa decisão deu a Renan o conforto de seguir no cargo até o prazo final da desincompatibilização. Coube, então, ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), o desembargador Klever Loureiro, assumir o governo por 30 dias, prazo para que eleições indiretas ocorram na ALE.

O prazo de inscrições foi aberto e algumas candidaturas já foram registradas junto à mesa diretora da ALE. Apesar de toda formalidade no processo, as negociações sobre o processo sucessório ocorrem há meses e, claro, o esperado era que evidenciasse o protagonismo do Executivo. Mas o que chamou mais a atenção foi o papel desempenhado pelo legislativo alagoano.

Sabemos que em política não há vácuos. E diante da inércia de Renan Filho em construir e indicar um nome para sua sucessão, a bola da vez foi parar nas mãos do legislativo estadual, mais especificamente do "barão do legislativo alagoano", Marcelo Victor, presidente da Casa que detém a confiança, apoio e controle da maioria dos seus parlamentares.

Publicidade

Não foi uma situação tão simples, chegou a colocar em xeque a própria decisão que Renan Filho tomaria em abril deste ano - renúncia ou conclusão integral do mandato - já que havia a possibilidade dele se tornar refém dos próprios erros no cálculo político, de subestimar o próprio jogo político e não ter construído uma candidatura forte para sucedê-lo. Isso poderia resultar em entregar de bandeja o governo para não aliados. E um dos principais aliados de Marcelo Victor era Arthur Lira, seu principal desafeto político da família Calheiros.

Entretanto, a habilidade política do presidente da ALE superou as expectativas, não apenas na condução das negociações, mas evitando qualquer possibilidade de conflito direto com o então governador Renan Filho. Ele buscou uma alternativa de consenso. O nome proposto no acordo foi o do líder do governo na Casa, o deputado Paulo Dantas (MDB), um nome palatável até mesmo para outros atores políticos de peso no estado, como o deputado federal Arthur Lira.

Mas o acordo não foi tão simples, envolvia outras negociações como uma possível mudança de filiação de Dantas, o que fragilizaria a base do MDB na ALE. Os ventos, no entanto, passaram a soprar a favor do grupo Calheirista.  Marcelo Victor que tinha Arthur Lira como aliado, esperava que um outro acordo também fosse cumprido pelo presidente da Câmara dos deputados, a de torná-lo presidente estadual do partido União Brasil (UB). O acordo não foi cumprido por Lira, ocasionando rompimento entre os dois.

O caminho ficou livre para o presidente da ALE tomar suas próprias decisões. Ele, que estava de malas prontas para ir para o UB, rumou direto para o MDB, presidido pelo senador Renan Calheiros. Não satisfeito com a desavença com Lira, levou junto mais 14 deputados. A situação do MDB mudou substancialmente e, ao contrário do que previam as projeções para o partido durante a janela partidária, o partido passou a ter uma bancada estadual com 15 deputados. O PP de Arthur Lira ficou com apenas 4 deputados. UB, PSDB, PSD, PT, PV, PL, Republicanos e Avante ficaram com apenas 1 deputado cada.

As mudanças na composição do legislativo alagoano, no curto espaço de tempo e o protagonismo de deputados alagoanos, alteraram as expectativas sobre a sucessão ao governo em Alagoas. Neste cenário, o nome de Paulo Dantas deverá ter, com folga, os votos necessários para que ele assuma a chefia do executivo estadual a partir do dia 03 de maio, garanta apoio para seu governo e também para a sua disputa à reeleição. O papel dos deputados estaduais também será importante para fortalecer a candidatura de Renan Filho ao Senado Federal.

Publicidade

Nos próximos dias e meses saberemos se tudo saiu conforme previsto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.