Foto do(a) blog

A Ciência Política e um olhar sobre os Legislativos

Na Câmara dos Deputados: os custos do divórcio entre PSL e Bolsonaro

Texto de autoria de Amanda Flora e Caio Costa, pós-graduandos em Ciência Política da FESP-SP em atividade na disciplina de Análise Política.

PUBLICIDADE

Por Humberto Dantas
Atualização:

Após divergências no interior do partido pelo qual foi eleito, o PSL, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação da Aliança Pelo Brasil - que terá o número 38 e já assistiu ao início dos trâmites burocráticos para a sua efetivação. Ainda sem as assinaturas necessárias para a oficialização do partido - é preciso recolher 491 mil apoiamentos distribuídos em ao menos nove estados -, e com dúvidas sobre as condições para a migração de deputados para a nova casa, parlamentares já declaram abertamente à imprensa possíveis rumos. Baseado em levantamento do jornal O Globo, e nos resultados das eleições 2018, fizemos um exercício para calcular quem sai mais forte, especificamente, na divisão do PSL.

PUBLICIDADE

Da bancada de 53 deputados federais, 26 prometem seguir Bolsonaro para o Aliança. Nas urnas eles somam 4,05 milhões de votos contra 3,32 milhões dos 27 que ficarão no PSL, incluindo o próprio presidente nacional do partido, Luciano Bivar (PE). Os campeões de votos dos dois grupos ilustram o racha no bolsonarismo. De um lado, Eduardo Bolsonaro, que teve 1,8 milhão de votos, e do outro, também eleita por São Paulo, Joice Hasselmann, segunda mais votada, com mais de 1 milhão. A diferença de votos entre os dois, curiosamente, está próxima da quantia que separa os dois grupos.

Percentualmente, uma vez que existe uma aguda diferença na dimensão dos eleitorados estaduais, é o goiano Delegado Waldir, que liderou por meses a legenda na Câmara, quem se destacou com 9,05% dos votos em seu estado, enquanto Eduardo Bolsonaro (SP) chegou a 8,7% - curiosamente, os dois guerrearam pela liderança do PSL, ajudando no racha da legenda. Aqui é importante salientar que o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), teve apenas 31.190 votos e surfou fortemente na onda de Waldir, que abocanhou 274.406.

Se de um lado a Aliança sai com maior número de votos absolutos, do outro, o PSL terá maior diversidade em sua representação regional. Ainda que tenha 22% mais votos, dos possíveis 26 deputados da nova sigla oriundos do PSL, 22 estão no Sul (7) e Sudeste (15), enquanto as demais regiões contam com cinco parlamentares somados. No Nordeste, onde o presidente tem grande rejeição, apenas o potiguar General Girão (RN) promete se aventurar a sair do PSL. No Norte, o rondoniense Coronel Chrisóstomo segue o mesmo rumo, enquanto no Centro-Oeste a bancada se divide entre o goiano Vitor Hugo, o sul-mato-grossense Ovando e Bia Kicis (DF) - eleita pelo PRP que aproveitou a lei da cláusula de desempenho e migrou para o PSL, flertando agora com novo movimento.

O PSL, por sua vez, tem mais representação no Nordeste (4), com parlamentares na Bahia, Paraíba, Ceará e Pernambuco, cada estado com um deputado. No Sudeste, há equilíbrio com 13 cadeiras, e o partido conta ainda com quatro deputados no Sul, dois no Norte e dois no Centro-Oeste.

Publicidade

Na base eleitoral do presidente, o Rio de Janeiro, que elegeu a maior bancada do PSL com 12 parlamentares, a vantagem deve ser de seu novo partido com 7 deputados em cenário de equilíbrio numérico. A maior diferença se dá no total de votos, a Aliança sai com uma vantagem de mais de meio milhão de eleitores, sobretudo porque os dois campeões do estado fluminense, Carlos Jordy e Hélio Lopes, devem ficar com Bolsonaro. Já em São Paulo, que elegeu a segunda maior bancada, quatro bolsonaristas somam pouco mais de dois milhões de votos, enquanto cinco parlamentares que devem ficar no PSL quase atingem um milhão e meio.

Nessa guerra que literalmente dividiu o PSL ao meio, e se assemelha a um divórcio, uma declaração de Eduardo Bolsonaro chama atenção: ele entende que os parlamentares da nova agremiação deveriam levar consigo a carga proporcional de votos e cadeiras que são utilizadas para o cálculo do Fundo Partidário e do tempo eleitoral de rádio e TV. A temática é polêmica e já foi alvo de leis e decisões da justiça. O argumento do filho do presidente é frágil, e se ancora no fato de que a bancada surfou na popularidade de seu pai, o que em grande parte é verdade, mas tende a não convencer a Justiça Eleitoral. Pela lei corrente, quem opta por sair não leva nada da legenda de origem, ou seja, o PSL será a parte do casal que ficará com o dinheiro, enquanto a Aliança poderá sonhar em atrair, inclusive, parlamentares de outros partidos, pois quando nasce, um novo partido tem o direito de contar com infiéis de quaisquer legendas, que não são tratados assim pela lei. Alguém se habilitará? Nessa guerra de narrativas, o fato é que os campeões de votos em alguns estados foram muito úteis para alavancar a votação do PSL em 2018. Dos 27 deputados federais eleitos que atingiram sozinhos o coeficiente eleitoral, sete vieram da ex-legenda de Bolsonaro, e agora Hasselman (SP), Felipe Franceschini (PR) e Waldir (GO) sustentarão a força eleitoral do PSL, enquanto Jordy, Hélio Lopes e Eduardo Bolsonaro rumarão à Aliança.

Nessa lista ainda falta Marcelo Álvaro Antônio, o mais bem votado parlamentar em Minas Gerais, com 230 mil votos. O atual ministro do Turismo, envolvido em denúncias de candidaturas laranja, é cotado para sair do Poder Executivo. Contabiliza-se como certa sua ida para o partido do presidente, e sua volta ao Congresso pode estar associada a isso. Segundo o levantamento de O Globo utilizado aqui, seu suplente em exercício de mandato, Enéias Reis, está entre aqueles que prometem permanecer no PSL. Nesse caso, em todo o cálculo feito aqui, o PSL perderia um parlamentar e seus 28,9 mil votos e a Aliança reincorporaria nominalmente à Câmara os 230 mil eleitores de Antônio. Como em qualquer divórcio o que não faltam aqui são, nítida e efetivamente, lamentações polêmicas e manobras que se utilizam da complexidade do Direito - nesse caso, o Eleitoral.