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A Ciência Política e um olhar sobre os Legislativos

A arma da ignorância é apenas a desqualificação pessoal

*Texto coletivo do BLOG LEGIS-ATIVO

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Por Humberto Dantas
Atualização:

No século XXI, esgotados pelo isolamento, ainda há quem defenda educar filhos longe das escolas. Aqui nesse BLOG, que reúne 20 cientistas políticas e cientistas políticos, não temos muita paciência para um debate desses, a despeito de tocarmos em alguns de seus aspectos algumas vezes no âmbito do Poder Legislativo. Acreditamos na Democracia e no que entendemos serem alguns absurdos que a liberdade de pensamento carrega, mas isso não pode permitir que numa instituição formal como o parlamento a defesa de ideias circule pelo campo de indicações no campo pessoal.

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Hoje, dia 12 de abril, um senhor de nome Rick Dias, intitulado Presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), sobre o qual nada encontramos em termos curriculares na internet, dirigiu-se à senhora Andressa Pellanda, Coordenadora Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, nos seguintes termos: "menina", a mandando estudar em pleno ambiente de audiência pública na Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados, casa legislativa que debateu e aprovou a Constituição Federal de 1988, que define no inciso IV do art. 3º como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, a promoção do "bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", não pode permitir esse tipo de tentativa de deslegitimação e de falta de respeito com nenhuma mulher ou jovem, com nenhuma instituição da sociedade, ou com qualquer cidadã ou cidadão residente neste país. A despeito de um histórico que nos leva a pensar sobre o quão triste é nosso parlamento nacional, a postura do representante da ANED não condiz com a seriedade do debate a ser empregado na Casa - sobretudo por representantes de movimentos da sociedade que utilizam esse espaço na busca da defesa de seus interesses e visões de mundo.

A afirmação preconceituosa demonstra desrespeito às "meninas", às juventudes, e à divergência de opinião, contrariando princípios primordiais à educação de qualidade que todos pretendem defender. Parte do texto acima está em manifesto de apoio à Andressa. Aqui nesse blog ela foi gestora de nossos conteúdos, e ficamos muito à vontade para falarmos a respeito dessa mulher. Pellanda é uma das pessoas que MAIS entendem de educação nesse país, a despeito de podermos discordar em diversos pontos. Na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde fez pós-graduação em Ciência Política, entregou o TCC mais brilhante que a coordenação do curso teve a oportunidade de ler. O trabalho é TÃO bom que foi publicado na Revista Cadernos Adenauer em 2016. Seu brilhantismo vai além. Profissional extremamente preparada, estudou e viveu fora do país, conhece faz ANOS o universo da educação como objeto de seu trabalho. Recentemente foi catapultada ao RARO DOUTORADO DIRETO em seu mestrado na USP por razões óbvias: é brilhante. E se parasse de estudar hoje, o que não ocorrerá, certamente teria anos de frente para a mais absoluta maioria das pessoas desse país que participam desse essencial debate.

Assim, se hoje numa comissão da Câmara dos Deputados ouviu de um sujeito que defende a educação SEM escola que ela é uma MENINA que deveria ESTUDAR, perguntamos aqui: onde? Em casa? Seguramente não. Pellanda sabe rigorosamente o quanto a escola nos aporta e lhe aportou. Infelizmente a defesa da ignorância adora se servir do machismo e da intolerância. Sabemos, de onde estamos nesse blog, que enxergar gênios, e lembrar deles em nossas salas de aula, faz parte do jogo da vida. Andressa: você é MUITO MAIOR que isso. Saudações e a solidariedade daqueles que um dia a tiveram em sala de aula, e hoje a tem num palco para o qual dirigimos os nossos aplausos.

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