Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

Propagandas petista e tucana focam estratégias de campanhas à reeleição

Com a aproximação do prazo que veda a realização de propaganda institucional, governos federal e do Estado colocaram no ar peças de publicidade que reforçam as estratégias de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ambos candidatos à reeleição. A partir do dia 5 de julho, quando começa oficialmente a eleição, ficam proibidas "publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais e estaduais, ou das respectivas entidades da administração indireta".

PUBLICIDADE

Por Julia Duailibi
Atualização:

Uma propaganda do Ministério da Agricultura, do governo federal, reforça os investimentos de Dilma no agronegócio. "São mais de 156 bilhões de reais em créditos para o agronegócio brasileiro", diz o comercial, exibido na televisão em todo País. "De um lado é o Brasil investindo em mais competitividade e sustentabilidade para que, do outro, o agronegócio produza ainda mais oportunidades para o País continuar crescendo", encerra o locutor da peça.

PUBLICIDADE

Integrantes do agronegócio têm sido críticos à gestão petista, principalmente os produtores de etanol, que acusam a política econômica atual de ter quebrado o setor. No final do mês passado, a presidente chegou a receber para jantar no Palácio da Alvorada um grupo de representantes do agronegócio. O objetivo era buscar uma reaproximação.

No caso de Alckmin, uma série de propagandas voltadas para regiões específicas do Estado passaram a ser veiculadas na TV nas últimas semanas. Uma delas foca os investimentos no ABC paulista, região que é berço político do PT e que é composta por cidades que estão sob a influência do partido. Para os tucanos, ampliar a votação nessas cidades é determinantes para garantir a vitória de Alckmin.

"Aqui no Grande ABC tem AMA (Assistência Médica Ambulatorial) em Mauá e Santo André. E a Rede Luci Montoro de Reabilitação está chegando a Diadema. Em São Bernardo, o Hospital Lacan foi o primeiro do Estado a acolher gestantes dependentes químicas", disse o apresentador do programa, que enumerou uma série de investimentos do governo Alckmin em cidades administradas pelo PT na região.

Veja os filmes do PT e do PSDB nos endereços abaixo:

Publicidade

http://migre.me/jM4s6

http://migre.me/jM4tb

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.