PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Estratégias eleitorais, marketing político e voto

Governador tenta apenas conter danos

Alckmin evita cascas de banana colocadas pelos outros candidatos, principalmente Skaf e Padilha, que tentaram promover os duelos mais intensos

Por Julia Duailibi
Atualização:

Análise sobre o debate na Record dos candidatos a governador, publicada hoje no jornal

PUBLICIDADE

O candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) participou do debate de ontem na Rede Record com um objetivo principal: conter danos. O encontro foi realizado na esteira da divulgação da pesquisa Datafolha, que apontou vitória do tucano no primeiro turno. Líder, Alckmin foi o principal alvo do encontro e a todo momento tentou equilibrar tranquilidade sem demonstrar excessiva passividade.

O governador chegou ao debate com a missão de administrar sua situação. Evitou cascas de banana colocadas pelos outros candidatos, principalmente Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), que tentaram promover os duelos mais intensos. Aliados de Alckmin já avisavam nos bastidores que ele buscaria como interlocutores candidatos de partidos mais dóceis ao PSDB, evitando, assim, alimentar o confronto com o petista ou o peemedebista.

Por outro lado, Alckmin buscava se desvencilhar da pecha de "frouxo" ou "mole", colocada pelos adversários. Na tentativa de fugir do estigma de picolé de chuchu, rebateu as acusações mais duras, não porque quisesse buscar uma polarização com os adversários, mas porque sabia que apanhar na TV sem se defender poderia causar um estrago maior.

Veterano em debates eleitorais, Alckmin conseguiu deixar o encontro ileso.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.