PT racha sobre prorrogação da CPI do Cachoeira

O relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (MG), do PT, teve de apelar aos tucanos para tentar garantir a conclusão dos trabalhos no final de outubro. Na última semana, o petista procurou o coordenador da bancada tucana na comissão, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), em busca de apoio para colocar um ponto final na investigação.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Como o PT está rachado, Cunha teve de se socorrer dos adversários. De um lado, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o vice-presidente Paulo Teixeira (PT-SP) e o relator querem concluir os trabalhos na data programada.

PUBLICIDADE

Os petistas se dão por satisfeitos com o desgaste imposto ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). E Vital quer se livrar do incômodo de conduzir uma investigação encomendada pelos petistas. O PT se transformou em ferrenho adversário de Vital em seu reduto eleitoral, Campina Grande (PB), após o rompimento de uma aliança de mais de dez anos para apoiarem um candidato do PP para a prefeitura.

Em contrapartida, o deputado Candido Vaccarezza (SP), do PT, é um dos que se empenha em dar prosseguimento à investigação. "Os dados estão chegando agora, sou favorável à prorrogação", pondera, lembrando que ainda não chegaram todas as informações bancárias e fiscais sobre a empreiteira Delta. O problema é o temor do governo de que os desdobramentos da investigação - que implicam a quebra de sigilo das empresas de fachada que receberam repasses da Delta - esbarrem no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Delta é a maior executora de obras do PAC.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.