PUBLICIDADE

PT abre hoje disputa interna pela presidência da Câmara; Vacarezza é favorito

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Vacarezza: favorito"; Chinaglia, quer um bis; Cunha: excluído pelo mensalão

PUBLICIDADE

O PT abre hoje a primeira etapa do processo de escolha do candidato do partido à presidência da Câmara, cuja disputa com o PMDB ainda é conflituosa.

A indicação será o item principal da pauta do encontro entre os deputados atuais e os eleitos, às 16 horas.  Sem a mesma ênfase, será abordada também a candidatura a líder do partido em 2011.

O atual líder do partido, Cândido Vacarezza (SP) é dado como favorito. No páreo também estão dois ex-ocupantes do cargo - Arlindo Chinaglia e João Paulo Cunha, ambos de São Paulo.

Chinaglia está realmente empenhado em costurar sua indicação, com menos chance que Vacarezza por já ter sido presidente.

Publicidade

João Paulo Cunha não nega a intenção, mas ninguém acredita que seja possível sequer o lançamento de seu nome dentro do partido, dada a sua condição de réu do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Como dois paulistas aparecem com maiores chances na competição pela presidência , setores da bancada defendem a indicação de um líder de outro Estado, critério que não empolga.

Tradicionalmente o que prevalece no PT é a praxe de o líder ser escolhido em corrente do partido diversa daquela do candidato à presidência.

Nesse caso, como o provável escolhido para suceder Michel Temer é Vacarezza, da corrente "Construindo Um Brasil Novo", já há uma disputa surda entre as demais correntes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.