Projeto ficha-suja não deve vigorar para as eleições de 2010 e vai acabar no STF

Apesar do acordo pela votação em regime de urgência, o projeto que torna inelegível condenados em primeira instância, conhecido como "fichas-sujas", não deve ser aplicável às eleições deste ano.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

A discussão sobre a constitucionalidade do projeto deve acabar no Supremo Tribunal Federal por empenho dos atingidos por ele.

PUBLICIDADE

Os parlamentares contrários à proposta, como Régis de Oliveira, ex- desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo,sustentam que ela fere o artigo 5º da Constituição.

Resumido como "princípio da presunção de inocência", o artigo deve ser lido, na boa técnica jurídica, como "princípio da não culpabilidade".

Parece  filigrana jurídica, mas a diferença é fundamental para rechaçar a tese da inconstitucionalidade do projeto.

O jurista Wálter Maierovitch - ex-desembargador do TJ-SP, e ex-integrante do governo Fernando Henrique Cardoso - explica que a Constituição brasileira de 1988 não afirmou o princípio da "presunção de inocência", mas, sim, oda "não culpabilidade".

Publicidade

Traduzindo: não afirmou a inocência - limitou-se a negar a culpa.

Na visão de Maierovitch, essa diferença permite que uma lei infraconstitucional barre a candidatura de políticos "fichas sujas", sem a pecha da inconstitucionalidade.

A lei em vigor que trata do assunto - a chamada Lei das Inelegibilidades (Lei 64/90) -, só proíbe a candidatura de políticos condenados por sentença transitada em julgado, ou seja, da qual não cabe mais recurso.

Como o sistema processual brasileiro admite um sem número de recursos, o político pode passar anos, às vezes décadas, protelando o seu julgamento enquanto renova sucessivamente seu mandato parlamentar, num ciclo sem fim.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.