Pesquisa mostra queda de Dilma como tendência

A última pesquisa Datafolha mostra um quadro declinante da candidatura Dilma Rousseff, com tendência de consolidação em patamar inferior aos 40%, tanto no quesito aprovação de governo (registrado na pesquisa imediatamente anterior), quanto no que aufere a intenção de voto.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Em ambos, a presidente se fixa agora na casa dos 37%,vinculandopela primeira veza insatisfação com o governo à intenção de voto. A essa altura, o diagnóstico de vitória em primeiro turno é mera peça estatística, de permanência improvável.

PUBLICIDADE

O que passa a orientar a análise política dos atores do processo é a consistência do poder competitivo da candidatura, ainda sustentado por uma conta que não prevê a performance dos candidatos de oposição daqui em diante.

Sem visibilidade até os escândalos envolvendo a Petrobrás, com o pedido de CPI consequente, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o agora ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), tendem a ampliar a percepção de suas candidaturas em ambiente negativo para o governo.

Nas contas dos estrategistas dos partidos, as comparações com 2010, quando a popularidade do ex-presidente Lula foi ativo transferido para a desconhecida Dilma em circunstâncias muito mais favoráveis ao governo, têm orientado as articulações.

Um desses estudos, mostra que o primeiro turno é ilusão sepultada. Sustenta que, de fato, ainda é  muito cedo para apontar favorito para a eleição presidencial, mas o cenário atual, com os quadros estaduais já bem definidos, indica que a eleição no primeiro turno é impossível para a presidente Dilma, mesmo se admitindo uma melhora na recuperação de sua imagem e a de seu governo.

Publicidade

Em 2010 tudo indicava que a eleição se encerraria no primeiro turno e as pesquisas sustentaram esse diagnóstico até a última hora. No entanto, um pequeno ganho de José Serra na reta final e um expressivo ganho de Marina na chegada impuseram o segundo turno.

Comparativamente, nesta existem mudanças importantes com   prejuízo para  Dilma, quase impossível de serem compensados, pela sua magnitude. Feito por aliados, o cenário dessas avaliações recorre a 2010 para mostrar que o quadro hoje é bem mais desfavorável a Dilma.

Em Minas Gerais, onde em 2010 venceu fácil, com 48% dos votos, Dilma dificilmente passará dos 32%, considerando a candidatura de Aécio, fortíssima no Estado. No Rio de Janeiro, ondeteve 43% em 2010 , pela posição de isolamento que o PT assumiu no Estado, dificilmente alcançará 35%.  NaBahia, onde obteve 63% em 2010, nesta terá que lutar muito para se aproximar dos 50% e, por fim, emPernambuco, onde teve 62% com apoio de Eduardo Campos, hoje , tendo-o como adversário, não deve alimentar esperança de ir além dos 35%.

Então mesmo que mantivesse nos demais estados os resultados de 2010, quando fechou o primeiro turno com 47% dos votos, Dilma teria agora que compensar as perdas nesses quatro colégios eleitorais estratégicos, e ainda arrumar mais 3% de votos ( 4.200.000), o equivalente a um colégio como o de Goiás inteiro a favor,para fechar a conta acima dos 50% necessários à vitória no primeiro turno.

O que não a inviabiliza, antes a mantém no páreo, mas sem o favoritismo que o PT chegou a alimentar antes das manifestações de junho e, mesmo depois, quando a presidente registrou uma leve tendência de recuperação, já esvaída.

Publicidade

O que preocupa os aliados é que o governo entrou numa agenda negativa agravada pelos escândalos da Petrobrás, da qual nada autoriza imaginar que sairá sem um desgaste político de grande amplitude.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.