PUBLICIDADE

Jacqueline Roriz foi a "dança da pizza" de Vacarezza

De mais um episódio de espírito corporativo protagonizado pela Câmara, com a absolvição da deputada Jacqueline Roriz (PMN-DF), velhos truques espúrios ganham conotação cínica e institucionalizam o crime político.

Por João Bosco Rabello
Atualização:

"Em 2006 eu era uma cidadã comum, não era deputada, não era funcionária pública". A frase é uma confissão de culpa, mas foi peça de defesa da deputada, por mais surrealista que isso pareça. Não contesta o delito, até porque está em filme, mas concede licença para cometê-lo.

PUBLICIDADE

Como cidadão, sem mandato, portanto uma pessoa "comum", Jacqueline Roriz pode delinqüir. Com mandato, portanto uma pessoa "não comum", não está sujeita às conseqüências de seu ato.

À parte o conceito que divide os cidadãos em "comuns" e "incomuns", a tese transforma o mandato em habeas corpus definitivo. Com a agravante de que o mandato absolve o crime eleitoral, ou seja, aquele cometido para viabilizá-lo.

Mas é apenas um dos truques do arsenal corporativo. O outro é o voto secreto, que vai permanecendo ano a ano apesar das contestações internas e externas. Em nome de sua abolição pura e simples, não o torna seletivo, adotável segundo as circunstâncias.

Argumenta-se que ele não pode deixar de existir porque na circunstância de exame de um veto presidencial, a pressão do governo seria insuportável e retaliativa. Então, porque não restringi-lo a essa - e só a essa - circunstância?

Publicidade

A condenação na comissão, em votação aberta, e a absolvição no plenário, em voto secreto, não deixam margem a dúvida: quando exposto pelo voto, o parlamentar joga para a platéia, no caso, o eleitor; quando preservado pelo sigilo, protege o colega - e a si mesmo, como ficou claro no principal argumento da defesa, aquele que realmente sensibiliza o parlamentar desses tempos: votem em mim, porque eu sou você amanhã.

O que o plenário da Câmara aprovou ontem foi que parlamentares têm licença para delinqüir, o que não encontra respaldo, é óbvio, em nenhum código legal.

O PT, vide o abraço comemorativo do líder do governo, Cândido Vacarezza (SP), na deputada absolvida, mostra que a intolerância contra a corrupção sempre foi apenas estratégia eleitoral.

 

 Foto: Estadão

 

O abraço cúmplice de Vacarezza lembra a "dança da pizza" da ex-deputada Angela Guadagnin (PT-SP) , que coreografou a absolvição do então deputado João Magno (PT-MG), acusado de envolvimento no mensalão do governo Lula.

 

 Foto: Estadão

O líder do governo também desconsiderou que a história do vídeo de Jacqueline Roriz tem origem no que se combinou no PT de denominar "mensalão do DEM", embora suprapartidário, implantado no governo de José Roberto Arruda em Brasília.

Publicidade

O PT, queexplorou como pôde o episódio para compensar o desgaste com o mensalão do governo Lula,agora abraça, quase dança, com a mensaleira de Roriz.

Da mesma forma, o juízo de ontem da deputada Jacqueline Roriz em relação à então deputada distrital Eurides Britto, a quem chamou de cara-de-pau" por defender-se da mesma acusação, igualmente documentada pela cinemateca de Durval, não tem a menor importância para seus julgadoresde hoje.

Abraço dado, passa-se à Ordem-do-Dia, tudo na maior naturalidade.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.