Governo-tampão do DF vai ser um voo turbulento

Muito provavelmente, a gestão do governador "eleito" do Distrito Federal, Rogerio Rosso, vai ser comparável a um avião em rota de turbulência ininterrupta.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Logo nos primeiros dias se depara com o exame da revogação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot) pelo Tribunal de Justiça.

PUBLICIDADE

Como se sabe, uma das peças mais contundentes da operação Caixa de Pandora narra a compra dos votos parlamentares que aprovaram o Pdot.

Nem todos os parlamentares receberam, segundo os autos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas seguramente os que elegeram Rosso estão na lista.

E os contratos milionários sem licitação, entre empresas de parlamentares com o GDFa escancarar a ilegitimidade da eleição de Rosso?

O caso de Brasília é sui generis, não reproduz nenhum outro em fartura de provas, abrangência de setores envolvidos e, como é notório, em flagrantes filmados de corrupção.

Publicidade

O que torna cada vez mais espantoso o ritmo deliberadamente lento do Supremo Tribunal Federal em julgar o pedido de intervenção.

Parece ter esperado a realização da eleição indireta na expectativa de criar um fato consumado que arrefeça o ânimo com relação à intervenção.

Rosso, por sua vez, está confiante no acordo suprapartidário que o sustenta, esquecendo-se de que a Caixa de Pandora não foi fechada ainda.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.