De volta à cláusula de barreira

Câmara e Senado deram importante passo para estancar a escalada de legendas de aluguel  que respondem pelo excesso de siglas -  hoje em 32 - no universo partidário brasileiro. É o resgate da cláusula de barreira - ou de desempenho -, que o Supremo Tribunal Federal, numa de suas mais infelizes decisões, aboliu, interpretando-a como instrumento contra as minorias.

PUBLICIDADE

Por João Bosco Rabello
Atualização:

Ocorre que a democracia é exercida em favor da maioria, ainda que com mecanismos que preservem as minorias. A representatividade eleitoral, ou seja, a delegação de mandato popular, está na base do sistema partidário democrático, que a exige devidamente materializada.

PUBLICIDADE

Antes de significar um instrumento contra as minorias, a cláusula de barreira protege o contribuinte de aventureiros, para não dizer mercenários da política, que cumprem o ritual burocrático que Marina Silva, por exemplo, não conseguiu, e tomam assento no Congresso sem qualquer representatividade eleitoral.

O grupo de trabalho da reforma política até facilitou, ao reduzir o número de assinaturas para se criar um partido, hoje fixada em 492 mil (0,5% do total de eleitores), para 245 mil (o,25%) e admitindo alternativamente a criação com o apoio de 26 parlamentares (5%), sem apoio popular.

Mas, ao mesmo tempo, o grupo restabeleceu a regra pela qual somente terão acesso à propaganda eleitoral no rádio eTV, Fundo Partidário, lideranças, funcionários e espaço físico no Congresso, aqueles que alcançarem, no mínimo, 3% do total de votos válidos no país e o mesmo percentual em nove estados. No primeiro caso, há uma progressividade - 3%  em 2018, 4% na eleição seguinte e 5% na terceira.

Esse texto complementa um outro do Senado, já à espera de sanção presidencial, de mesma essência, acrescentando que mudanças de partidos durante uma legislatura não podem alterar a distribuição do Fundo Partidário e do tempo de rádio e televisão.

Publicidade

Há ainda a cláusula de barreira individual, ou seja, por candidato, também fixada pelo grupo da reforma política. Só poderá ser deputado federal aquele que tiver pelo menos 10% do coeficiente eleitoral do seu estado.

Ainda que sem consenso, o grupo aprovou a redução do tempo de filiação partidária para concorrer às eleições: para se candidatar, o político deverá se filiar seis meses antes do pleito, e não mais um ano, como é hoje.

Pela proposta, o político poderá trocar de partido por um período de 30 dias, sete meses antes das eleições. Fora desse período, vale a regra da fidelidade partidária, sem possibilidade de troca, sob pena de perda do mandato. Hoje, a troca de partido é permitida com justa causa, como no caso de criação ou fusão de partido.

A proposta da cláusula de desempenho tem apoio dos três maiores partidos - PT,PMDB e PSDB -, o que a faz potencialmente vitoriosa. Possívelmente tramitará como emenda constitucional para evitar novo revés no STF, muito embora este tenha sinalizado com uuma revisão crítica da decisão anterior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.