Candidatos escondem a alma sob a ditadura do marketing

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Por João Bosco Rabello
Atualização:

O conjunto de entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos bem poderia ter o título "Onze Minutos", do livro do escritor Paulo Coelho,que estipula esse o tempo para se atingir o orgasmo.

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A Globo deu mais um minuto, mas nenhum candidato logrou uma performance que fizesse jus ao cronômetro do eleitor. Este, voyeur involuntário, passivo e compulsório, ficou esperando um clímax que jamais aconteceu. E de improvável finalização.

Pelo menos no plano da discussão de propostas político-eleitorais, esse tempo é insuficiente para um orgasmo cívico. O sistema favorece, tanto no contexto dos debates quanto no das entrevistas, a abordagem marqueteira dos temas, levando os candidatos a uma atitude de quem, numa camisa-de-força, tem no menor movimento, uma sensação de vitória.

Tipo, acabou meu suplício. Nada pior num debate do que a regra do tempo. É necessário? É. Mas o tempo, cada vez menor, premia a abordagem superficial em que o alvo - nesse caso, o voyeur -, para quem a festa é realizada, fica a ver navios.

Nesse contexto, resta a performance, em detrimento do conteúdo. Vive-se a síndrome do pânico a cada pergunta - não pelo seu conteúdo, ou da dificuldade em respondê-la -, mas pelo risco de não fazê-lo a tempo.

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Em tal contexto, vigora a experiência. As candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva perdem nesse quesito para José Serra. A agravar a situação, a constatação de que as questões postas aos três fugiu à lógica ao cobrar de Marina e Serra o mensalão, tema muito mais apropriado à candidata do PT, na medida em que participou do governo cuja base de sustentação o protagonizou, e do qual se apresenta como a continuidade.

Serra venceu o campeonato das entrevistas globais, por ser capaz de racionalizar o tempo de abordagem de cada tema, mas foi performance. A alma política continua sendo uma dívida dos candidatos com o eleitor, que anseia por algo além das respostas curtas e objetivas, que colocam os candidatos na defensiva ,disputando quem leva o eleitor para a cama.

Mas o eleitor quer mesmo é casar - com quem lhe dá mais afeto, segurança e futuro.

O eleitor não quer a performance dos onze minutos. Quer posição, quer lado, quer consistência. Quer os 11 minutos dentro da estabilidade social.

Numa síntese, as circunstâncias de tempo, e de marketing, associadas a uma limitação legal, tirou das campanhas a alma política que se espera ver nos candidatos. Fica o passionalismo que é inimigo do equlíbrio e da busca por soluções.

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