Braga fica líder do governo e ganha apoio do PT em Manaus

A angústia do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) com a eleição para a prefeitura de Manaus, acabou empurrando a presidente Dilma Rousseff para uma ação política pessoal, rara em seu currículo de gestora. Pressionado pelo risco de aliança entre o ex-senador Arthur Virgílio e o atual prefeito Amazonino Mendes, do PDT, e vendo seu aliado, o governador Omar Aziz (PSD), insistir no apoio à deputada Rebecca Garcia, do PP, Braga estava decidido a deixar a liderança do governo e lançar-se, ele próprio, à prefeitura.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Foi demovido pela presidente em audiência hoje de manhã, depois de receber a garantia de que o PT apoiaria um candidato seu e do governador Aziz. Braga se sentiria desmoralizado se, na qualidade de líder do governo, não garantisse o apoio local do PT. Foi um Eduardo Braga radiante que subiu à tribuna no final da tarde para anunciar que fica. No discurso, ele disse que apoiará o candidato de Omar Aziz. Afirmou que se o nome for o de Rebecca Garcia, ele a apoiará - embora já tivesse declarado que o nome dela não unifica a base aliada. A saída para Braga era mais confortável porque sua suplente é a sua esposa, Sandra Braga.

PUBLICIDADE

Dilma teria imensos problemas para uma nova troca de líder, poucos meses depois de entronizar Braga no cargo, após ser desafiada pela base aliada que recusou a indicação de Bernardo Figueiredo para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), levando à queda de seu antecessor, Romero Jucá (PMDB-RR).

Há ainda a possibilidade de o candidato de consenso entre Braga e o governador Omar Aziz ser o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB). Braga disse da tribuna que apoiará quem Aziz apoiar, mesmo se for Rebecca Garcia.

O nome mais provável porém é o de Rotta, que já era antiga aposta política construída a quatro mãos por Braga e Aziz. O nome, porém, só será confirmado na convenção do PMDB, agendada para o próximo sábado (30).

A adesão do PT contorna um dos problemas na ampla coligação que Braga e Aziz vinham tentando construir. Ambos são aliados há mais de dez anos e enfrentavam risco de rompimento. Aziz foi vice de Braga nos dois mandatos dele (2003-2010) e se elegeu governador na última eleição com o apoio do peemedebista, que deixou o governo com mais de 80% de aprovação popular.

Publicidade

Como o nome de Rotta não decolava nas pesquisas e Braga resistia à candidatura, as relações entre ambos azedaram. Aziz passou a investir no nome de Rebecca.

Em outra frente, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a conversar com Rebecca Garcia sobre a vaga de vice na chapa encabeçada por ela. E expondo a divisão dos petistas, o presidente do PT em Manaus, Valdemir Santana, tentava fechar uma aliança em torno da candidatura do prefeito Amazonino Mendes à reeleição.

Eduardo Braga se aconselhou em Brasília. Ouviu de decanos do PMDB, como o vice-presidente Michel Temer, que nessa altura do campeonato, abdicar de um mandato de senador - e ainda mais, do cargo de líder do governo, de confiança da presidente da República - para voltar a ser prefeito significaria um retrocesso em sua carreira política.

O risco de rompimento da aliança de uma década com Omar Aziz levou Eduardo Braga a se movimentar e pedir o apoio da presidente Dilma. Depois de conversar com a presidente, Eduardo Braga falou por telefone, de seu gabinete no Senado, com Aziz. E depois que ele desceu da tribuna, Aziz telefonou para o aliado, garantindo o apoio a Marcos Rotta, segundo senadores que testemunharam a conversa.

A se confirmar essa hipótese, o PP terá de decidir se manterá a candidatura de Rebecca, sem o apoio do governador. O PT terá de confirmar o apoio ao candidato de Braga - o que ainda não ocorreu. E o PC do B terá de decidir de que lado fica. A senadora Vanessa Graziottin (PCdoB) é aliada de Aziz, mas seu primeiro-suplente, Francisco Garcia, é pai de Rebecca.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.