PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Crônicas sobre política municipal. Cultura brasileira local sob olhar provocativo | Colaboradores: Eder Brito, Camila Tuchlinski, Marcos Silveira e Patricia Tavares.

Como acabar com o mosquito

A resposta à pergunta acima tem mobilizado milhões de brasileiros que sonham em arrefecer os efeitos dizimadores da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes. Não se trata de uma tarefa simples, mas deixemos muito claro que nem todo mosquito precisa ser tratado desse jeito.

Por Humberto Dantas
Atualização:

Em Nova Europa, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes no interior de São Paulo, quem governa é Osvaldo Aparecido Rodrigues - hoje com cerca de 70 anos de idade. Em 2013, quando saía de casa, foi agredido por um casal que buscava entender porque a mulher havia sido demitida da Prefeitura. Ocupando cargo de livre provimento, daquele tipo que não oferta garantias trabalhistas e tampouco precisa de justificativa para desligamentos, a indignação levou ao extremo. Quando ouviram do prefeito que "não havia motivo", segundo notícia do jornal Tribuna, de Araraquara, partiram pra cima do mandatário e lhe agrediram fisicamente, lhe derrubando, chutando o rosto e o corpo, e tomando-lhe o aparelho celular da Prefeitura. Osvaldo foi levado à Santa Casa e o casal foi preso.

PUBLICIDADE

Mais recentemente, faz poucos dias, uma cidadã o encontrou na rua enquanto esperava pra ser atendida em uma unidade de saúde - a notícia deu no rádio de Araraquara. Indignada com a extrema demora, o chamou e passou a desancar suas mágoas e agruras. O prefeito não deixou por menos e respondeu os reclames no mesmo nível, promovendo intensa discussão. Clima tenso. O "problema" é que a briga foi registrada pela cidadã no celular, que passou a ameaça-lo de divulgar o áudio nas redes sociais. Para completar, sentindo-se ofendida, abriu Boletim de Ocorrência contra o prefeito. E o caso ainda terá desdobramentos jurídicos e políticos. Certamente.

Importante registrar, a despeito de outras passagens com o prefeito, incluindo acusações de compras realizadas de maneira ilícita, o apelido de Osvaldo. O prefeito é regionalmente conhecido como Mosquito, mas nesse caso não é chutando, agredindo ou tentando matar que os problemas serão resolvidos. Em caso de insatisfação, o melhor repelente é a consciência política, que deve ser utilizada nas urnas, em outubro, para manter ou acabar de vez com o que parte dos cidadãos pode entender como um mal desnecessário...

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.