Avança Democracia!

Patricia Tavares

11 de maio de 2017 | 11h12

O mote do blog é um chamado à ação, um cumprimento ou elogio por algo bem feito, um lembrete que podemos ir além de onde estamos hoje. Mas, como contagiar as pessoas e espalhar essa missão? Como promover uma ação que vá além do texto, papel ou tela de computador?

Será que a mudança é possível quando vivemos uma apatia real, um desapontamento para com o sistema de representação política, uma sensação que “pós verdades” e “fatos alternativos” são inevitáveis?

A Democracia requer um tipo de cidadania que interage, delibera e congrega sem medo ou ódio. Precisa de espaços públicos e debates nos quais as pessoas descubram, na interação,  aspectos COMUNS e DIFERENÇAS ainda ignoradas. Precisa, fundamentalmente, de pessoas atentas, capazes de escutar com empatia,  e com acesso a informação contextualizada para ajudar a se posicionar nos difíceis debates necessários para lidar com os desafios e decisões de políticas públicas.

Assim, educação para a cidadania se faz necessário. Além de habilidades cívicas para conviver em sociedade, ter acesso e entender os contextos nos quais certas decisões são tomadas – e políticas desenhadas – é passo importante para melhorar nossa relação com a democracia e a política. Aqui, o papel de uma mídia que informa e facilita o acesso para que cidadãos possam decidir como atuar torna-se fundamental.

Este blog faz parte da mídia. E como tal, nos propusemos a ir apresentando aos poucos como os vários conceitos sócio-econômicos se articulam na explicação de contextos. Não para apresentar nossa preferência. Mas para ajudar a que mais pessoas possam construir os próprios entendimentos e elaborar suas questões relevantes a partir de evidências, dados e fatos. E a mídia tem um papel importante para entendermos nossa relação com a democracia e política. Infelizmente, nos parece que tem falhado nessa segunda parte: facilitar a ação após ser informado.

Vamos fazer 2 exercícios para explicitar nosso ponto:

Situação 1 – Procure ou tente lembrar como a mídia trata a divulgação de um show, lançamento de livro ou festival cultural. Nestes tipos de notícia são colocadas todas as informações descritivas do evento, diferenciais, entrevistas com artistas e há a grande chamada final: Site, local, horário e informações de como ir e como comprar. Para estas notícias há um grande chamado de PARTICIPE, VÁ, ATUE, COMPAREÇA.

Situação 2. Procure como são noticiadas as decisões sobre Educação, Cidades, Violência. Alguém lembra uma notícia com informações detalhadas sobre possíveis locais do Conselho Municipal da Educação, o e-mail dos vereadores da Comissão de Educação, as datas das comissões de debate sobre violência no Congresso Nacional? Infelizmente não. As reportagens normalmente tratam os assuntos como um espetáculo ou com passividade. Uma relatoria de acontecimentos que não promove ação, acompanhamento ou chamado para responsabilidade individual.

Não espanta que toda a energia de revolta ou questionamento gerado pela relatoria encontrada na mídia se transforme em explosão de curtir e compartilhar nas redes sociais. Exatamente o oposto do efeito que precisamos como cidadania para a democracia.  É o que dá pra fazer, né?

Em nossos textos, continuaremos apresentando conceitos e explicando suas aplicações utilizando as bases da Datapedia.info. Assim, qualquer pessoa pode fazer suas pesquisas e articular suas conclusões, já que a plataforma é gratuita. Isso nos ajuda a combater “pos verdades”.  Mas, de agora em diante, colocaremos os contatos dos responsáveis pelos governos municipais, dos municípios que forem citados nas ilustrações e exemplos. Nome e e-mail de prefeitas, prefeitos, vereadores e vereadoras. Informações coletadas pela base aberta do TSE em que os candidatos informaram seus e-mails http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais.

Deste modo, recuperando o espírito que deveria estar na mídia (informar com contextualização e facilitar o acesso à ação), em função do texto “A Grama do Vizinho“, seguem aqui os contatos de Santana de Paranaíba-SP:

PREFEITO            ELVIS LEONARDO CEZAR               PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VICE-PREFEITO OSWALDO LUIZ OLIVEIRA BORRELLI        PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         NELCI APARECIDA DE FREITAS SANTOS  PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         ADALTO SILVA SANTOS PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         RONALDO ASCENCIO SANTOS FERREIRA BARTIRA.ELEUTERIO@GMAIL.COM

VEREADOR         ANTONIO MARCOS BATISTA PEREIRA    PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         AMANCIO RAIMUNDO DE SOUSA NETO PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         EVANILSON MARTINS    PSDB2016@GMAIL.COM

VEREADOR         LUCIANO APARECIDO DE ALMEIDA         PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         VICENTE AUGUSTO DA COSTA   TANIA@TRAJANOADV.COM.BR

VEREADOR         EBENEZE FRANCISCO DE PAULA PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         ANTONIO APARECIDO NUNES   PSDB2016@GMAIL.COM

VEREADOR         VALMIR BAPTISTA DAMAS          PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         GENUINO ANTONIO DE LIMA     PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         SABRINA COLELA PRIETO             PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         JOSÉ HUGO DA SILVA     PSDBPARNAIBA2016@GMAIL.COM

VEREADOR         ANGELO DA SILVA SOUZA            ANGELOSOALEGRIA@HOTMAIL.COM

VEREADOR         ROGÉRIO VAGNER REZENDE       RV.REZENDE@GMAIL.COM

VEREADOR         MAGNO EIJI MORI          MORI.MAGNO@GMAIL.COM

Nós, da Datapedia, nos comprometemos a fazer isso nos nossos próximos posts.

Agora sim:  Avança democracia!

*em parceria com Marcos Silveira

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.