Foto do(a) blog

Como a conjuntura do País afeta o ambiente público e o empresarial

Vírus, coturnos e togas.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Caio Fernandes Barbosa, Doutorando em História Social pela Universidade Federal da Bahia.

 

PUBLICIDADE

O mundo diante da pandemia de Covid-19 parece ser um laboratório para analisar as grandes tendências que darão os contornos aos Estados e as políticas. No Brasil, a militarização e a hiperbolização judicial parecem ser as duas grandes tendências que vão definir o futuro do regime liberal formal. Esses dois fenômenos, simultâneos, desenvolvem-se modificando as estruturas estatais, a referência de poder e provocando assimetrias sociais e políticas.

A militarização definitivamente não significa apenas a ocupação total ou majoritária dos postos burocráticos nem muito menos a pretensa uniformidade da caserna. A militarização deve ser entendida como a tutela do sistema político, o controle repressivo do corpo social (em diversos graus e tipos), formal ou informal (milícia), a capacidade de indução e modelamento dos mecanismos de poder, o que inclui a difusão de uma cultura belicista entre a burocracia estatal e na sociedade de maneira geral.

Por outro lado, a hiperbolização judicial é um fenômeno em que questões políticas, sociais e morais, fundamentais, são "solucionadas" pelo Poder Judiciário ao invés de serem resolvidas no âmbito do poder competente (Executivo ou Legislativo). Assim, o fenômeno também conhecido como judicialização implica na captura pelo judiciário das tarefas que segundo a formalidade liberal deveriam pertencer a outros poderes. No caso brasileiro, o "lavajatismo" e a atuação do STF são expressões desse fenômeno.

O fio que ata os dois processos é o constante teste dos limites do regime democrático brasileiro.  A militarização pode produzir a legitimidade para que políticos testem os limites constitucionais, as jurisprudências e a cultural legal, retirando das oposições o terreno da política e oferecendo-lhes como única alternativa de disputa recorrer ao processo legal, ou seja, a judicialização. Ambos enfraquecendo e deteriorando as representações politicas institucionais mas também a própria luta política não-institucional.

Publicidade

Assim, a militarização e a judicialização, basicamente expressam-se como poderes capazes de garantir uma agenda anti-popular. Isso ocorre porque a aplicação da ortodoxia neoliberal tem tornado-se cada vez mais inviável eleitoralmente, mesmo em sociedades como a norteamericana, basta olhar o crescimento exponencial de críticos à esquerda nas três últimas prévias do Partido Democrata.

Na impossibilidade de entregar o remédio amargo da austeridade e fazer as pessoas acreditarem em uma prosperidade que nunca chega, os "homens de negócios" submetem seu poder econômico a autoridade dessas instâncias, ou a de candidatos, principalmente localizado no espectro da extrema direita, mas não só, que consigam reunir essa autoridade moral, militar e judicial, em uma candidatura.

No caso brasileiro, a eleição do Ex-capitão Jair Bolsonaro e seu vice, o general Mourão e a própria composição do ministério com o agora ex-ministro da justiça Sérgio Moro expressam a tentativa de conciliar essas tendências. Uma grande fusão das tendências repressivas para a aplicação de uma agenda moral agressiva e um agenda hiperliberal devastadora. No entanto, no meio do caminho tinha uma pandemia.

Com a pandemia do coronavirus, o programa ultraliberal é impossível de ser aplicado na prática, podendo custar até mesmo a diminuição brusca de "consumidores" e de "força de trabalho", se pensarmos segundo a lógica que reina entre especuladores e plutocratas ao redor do mundo. Acarretando, assim, em "resultados" danosos para o establishment. Sobrando, aos 'neoliberais sensatos" o recuo estratégico até posições que poderíamos definir como keynesianas.

A insistência, mesmo diante da realidade concreta da gravidade da pandemia,  na aplicação do programa ultraliberal original enfraqueceu o governo Bolsonaro, que além de posições anti-científicas se encontra completamente enrolado com as milícias paramilitares que levam o terror a diversas comunidades cariocas. O STF tem tomado medidas para conter as iniciativas do poder executivo, expressando basicamente uma judicialização mais ativa, tão ativa quanto no pré-eleição da extrema-direita.

Publicidade

Essa judicialização mais direta contra um governo que utiliza em larga escala a simbologia militar, reivindicando até mesmo como um continuador dos governos do Regime Militar, pode ensejar conflitos  cada vez mais graves para o conjunto do sistema político brasileiro. Isso, pode ser exemplificado com a medida judicial que ordenou a retirada da nota que celebrava a última ditadura brasileira do site oficial do exército, ou ainda, com o Supremo Tribunal Federal impedindo atos privativos do Presidente da República definidos no art. 84 da Constituição da República.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Enquanto isso, os militares, que embarcaram com tudo no governo proto-fascista de Jair Bolsonaro - emprestando o general Mourão como vice-presidente e constituindo-se como um dos pilares de sustentação, juntamente com lideranças evangélicos e com o aglomerado de frações de classe pro-judicialização, chamados de "Lavajatismo" -  aproveitam-se, agora, para expandir seus postos e seu poder no atual governo.

Diante de um governo enfraquecido, pela incapacidade administrativa, a inabilidade política, as denúncias de envolvimento com as milícias, e a cegueira da política neoliberal ortodoxa, os militares são a única bóia de salvação das frações de classe que ainda se mantêm fiéis ao governo, leia-se, barreira capaz de impedir o retorno de pautas pro-populares e de garantir os recentes avanços da agenda econômica neoliberal (no governo Temer e Bolsonaro).

As questões que devemos fazer, no entanto, são: até quando a militarização vai conseguir esticar os limites legais e constitui-se como uma ferramenta legitimadora do poder, e, por outro lado, quanto poder às instâncias judiciais serão capazes de acumular para continuar contendo o ímpeto rumo a ruptura democrática total e a constituição de um novo regime político.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.