Foto do(a) blog

Como a conjuntura do País afeta o ambiente público e o empresarial

Onde está a virtude republicana deste país?

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Maria Rita Loureiro, é professora titular aposentada da USP e da FGV EAESP.

 

PUBLICIDADE

Embora os homens não façam a história como querem e dependam das circunstâncias, há momentos cruciais em que a ação de líderes com algum poder de decisão pode mudar o curso da história. 

No exato  momento em que o povo brasileiro vive a maior tragédia de saúde pública, com mortes diárias e acumuladas equivalentes a uma situação de guerra, assistimos, horrorizados, a degradação da cena pública, chegando ao último degrau da decência e civilidade: o  presidente da república utilizando os mais baixos palavrões contra jornalistas, seguidos de risadas e aplausos de seus asseclas, muitos com altos cargos na hierarquia do Estado. 

Frente às cenas de pesadelo nos hospitais, que poderiam ser evitadas, e as de grosseria e escárnio na churrascaria de Brasília, que nos envergonham e precisam ser urgentemente rejeitadas e punidas,  a pergunta de Hannah Arendt sobre o holocausto,  de novo precisa ser lembrada: Como isso foi possível? 

Se a realidade é de pessimismo,  é necessário  buscar algum otimismo para agir. Só nos resta  exortar uma eventual virtude de  políticos com poder de decisão  para  tentar  mudar o curso trágico da história.  O povo agora está impedido de ir às ruas. 

Publicidade

Se a pandemia tem escancarado os traços da figura do presidente, revelando incompetência, descaso deliberado e mesmo inacreditável  deboche  com relação  à doença e  às mortes já ocorridas e anunciadas, esta situação por outro lado, traz, infelizmente, também uma vantagem política para ele: a necessidade de isolamento físico impede as manifestações de multidões na rua  em protesto contra seu desgoverno.  

É preciso, então, que aqueles com poder de decidir tenham capacidade de compreender as circunstâncias e de agir com  responsabilidade, avaliando as consequências de sua omissão com relação ao presente e ao futuro: as instituições que ainda restam da democracia construída penosamente em 1988 podem ser também  rapidamente destruídas.   Haverá  líderes com virtude política republicana neste momento no país? 

É preciso repetir:  impeachment já.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.