Foto do(a) blog

Como a conjuntura do País afeta o ambiente público e o empresarial

O que o compartilhamento de recursos pode fazer pela indústria nacional? Potenciais direcionamentos para o Rota 2030

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Kenyth Alves de Freitas, Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)

PUBLICIDADE

André Cherubini Alves, Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)

Luiz Carlos Di Serio, Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)

Alexandre de Vicente Bittar, Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)

As rupturas resultantes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a defasagem tecnológica e a concorrência internacional levaram a indústria nacional a menor participação no Produto Interno Bruto (PIB) desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a série histórica em 1947. Após atingir o pico de 24,5% do PIB em 1985, a participação da indústria caiu para 11,3% em 2020. O desafio é ainda maior para a indústria automotiva nacional em virtude das crescentes mudanças que o setor vem sofrendo na última década, com destaque para a demanda por carros elétricos, os crescentes custos de desenvolvimento de novos produtos e a concorrência asiática. Nesse cenário, políticas industriais específicas se tornam vitais para a sobrevivência da indústria nacional.

Publicidade

O Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística é uma política industrial que possui o objetivo de promover a competitividade da cadeia automotiva nacional através da capacitação tecnológica das empresas instaladas no país. Especificamente, a linha IV do programa, intitulada Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, visa capacitar as empresas responsáveis pelo desenvolvimento e produção de ferramentas para estamparia, solda e armação, essenciais na montagem de chassis e carrocerias. Atualmente, o Brasil participa com menos de 1% do mercado mundial de ferramentarias, estimado em US$ 35 bilhões de faturamento anual. Para entender melhor as dificuldades das ferramentarias nacionais e propor possíveis soluções, um diagnóstico foi realizado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica através de um estudo realizado com gestores da cadeia automotiva.

Os custos com ferramentas leves e pesadas corresponde a aproximadamente 30% do custo total de desenvolvimento e fabricação veículos. Ferramentarias são, portanto, importantes atores na indústria automotiva, com o potencial de gerar inovações para além da cadeia automotiva, incluindo outros setores como aviação e máquinas agrícolas.

A indústria de ferramentaria brasileira é composta por pequenas e médias empresas com baixo volume de produção. Este fato se desdobra em uma série restrições ao aumento da competitividade dessas empresas. O baixo volume de produção reduz o investimento em novas tecnologias, o que, por sua vez, gera defasagem tecnológica, baixa especialização e falta de domínio do processo de desenvolvimento do ferramental em relação aos concorrentes internacionais. O resultado é que a participação das empresas nacionais no desenvolvimento do ferramental das montadoras instaladas no Brasil reduz a cada ano. Por fim, o baixo volume de produção disperso em muitas pequenas empresas gera uma espiral negativa para todo o setor.

O diagnóstico recomenda que as empresas do setor desenvolvam um modelo colaborativo de desenvolvimento de novas ferramentas, realizando investimentos conjuntos em equipamentos e tecnologias que os permita competir com os concorrentes internacionais. De acordo com o Dr. Carlos Sakuramoto, diretor de manufatura da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e membro do conselho técnico da linha IV dos programas prioritários do Rota 2030, a indústria precisa repensar o que se entende por competitividade: "força bruta não se combate com força bruta, mas sim com inteligência. Por isso, o setor industrial deve evitar a competição nas mesmas bases, ao invés disso deve achar complementaridades estratégicas nas quais a união pode suplantar a força bruta". Um parque industrial coletivo permitiria não apenas o compartilhamento de custos entre as empresas, mas traria potenciais benefícios na redução dos ciclos de desenvolvimento e construção de ferramentas, maior domínio do processo produtivo e ampliação da capacidade de investimento para inovação.

"As empresas devem deixar de pensar que estão numa competição individual de corrida de 100 metros, e competir como em provas de revezamento, onde cada atleta depende do outro para atingir o resultado. Neste caso, se os melhores se unirem em suas complementariedades, não há como não ter bons resultados", como explica o diretor da AEA. A colaboração, portanto, teria um papel decisivo para romper a espiral negativa que essas empresas se encontram. Além disso, este modelo poderia ser replicado em outros setores do país, elevando a competitividade da indústria nacional como um todo.

Publicidade

Modelos de compartilhamento de recursos já foram aplicados com sucesso por políticas industriais na Alemanha e na Coréia do Sul, resultando em importantes benefícios para as empresas envolvidas. Espera-se que este modelo, caso aplicado, possa ser um marco para o setor automotivo do Brasil, reduzindo a defasagem tecnológica das empresas nacionais, gerando maior inovação ao setor e elevando a competitividade da indústria.

 

Agradecimentos: Esta pesquisa foi financiada pelo programa prioritário do capítulo III do Rota 2030, das Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, coordenado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.