Foto do(a) blog

Como a conjuntura do País afeta o ambiente público e o empresarial

Gestão de Mudança nos "Contatinhos Amigos"

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Roberto di Cillo, Senior Research Fellow do FGVethics, advogado

PUBLICIDADE

Ligia Maura Costa, Professora titular na FGV - EAESP, Coordenadora geral do FGVethics, Advogada

Gestão de mudança é vital porque as organizações mudam, a vida muda e o mundo muda. E, com as mudanças, surge a necessidade de revisitar padrões de conduta e, eventualmente, até alterar alguns deles.

As relações entre setor público e privado podem ser imorais, mas não deveriam. Em reconhecimento de um fato que é para lá de notório, existem há muito códigos de ética aplicáveis a funcionários de ambos os setores, precedentes inclusive dos programas de integridade que ganharam fôlego no Brasil com a edição da Lei Anticorrupção.

No âmbito federal e na sequência do programa nacional de desestatização e dos programas estaduais do gênero, foi aprovado o Código de Conduta da Alta Administração Federal, em 2000. Ali, naquele momento, as agências reguladoras estavam sendo desenvolvidas, já era conhecida a Teoria da Captura - quando a agência reguladora perde a condição de autoridade comprometida com a proteção do interesse coletivo e passa a atuar para legitimar interesses de setores regulados -, que não é uma jabuticaba brasileira, e era importante disciplinar de alguma forma como essas relações deveriam ser travadas de forma republicana.

Publicidade

Quem escolhe assumir uma posição no  setor público precisa se conformar que pode ser que a agilidade característica do setor privado não esteja ali presente e disponível. Agente público da alta administração ligar para um "contratinho amigo" do passado para averiguar qual seria o mínimo aceitável de taxa de juros é algo que afronta vários dos princípios do artigo 37 da Constituição Federal, inclusive impessoalidade e publicidade, ainda que em busca de eficiência. E, mais concretamente, pode ser também ato de improbidade, já que na parte específica do artigo 11 da nova Lei de Improbidade Administrativa, a lei desidratada da improbidade, mas não desfeita, bem como pode ser violação do Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Pouco importa se a conversa vazada por agente do setor privado para veículo da imprensa "era mais em nível de teoria econômica e não sobre alguma decisão específica do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre juros", como afirma em nota o Banco Central. A imoralidade não é compatível com os padrões de conduta ética de nossos dias, nem com as atuais políticas ESG (ambiental, social e governança).

Por outro lado, agente do setor privado que se gaba de ter importantes "contatinhos amigos" na alta administração pública pode até tentar se vender como uma pessoa bem relacionada, mas o mundo está mudando contra esse tipo de agente, por sorte. O possível cancelamento de agente privado que deixa, ainda que culposamente, passar a imagem de que é indevidamente influente na alta administração pública pode até não ter a força que teria pela aplicação da antiga Lei de Improbidade, que exigia culpa para a sua responsabilização.

Mas, isso não quer dizer que a ameaça de cancelamento em redes sociais e, portanto, na vida inteira e eternamente na Internet, não seja um desincentivo a más condutas e até uma forte punição reputacional a pessoas físicas e jurídicas relacionadas. E, aliás, o que fará a organização do setor privado do qual faça parte um agente nessa situação, diante de uma eventual indiscrição e sugestão de influência até indevida?

E a vida pode ficar ainda mais complicada para agentes públicos e privados que sejam "contatinhos" do passado e optem por não gerir uma mudança, como a do ingresso de um deles no setor público, ainda mais se aquele que passar para o setor público tiver investimento em offshore, com no caso recente revelado pelos Pandora Papers. Pode ser que o neo agente público até tenha declarado um investimento em offshore Panamenha, da ordem de alguns milhões de dólares, a uma comissão de ética pública.

Publicidade

Mas, sua participação inclusive e eventualmente em conselho governamental com efetiva atuação no desenvolvimento e implementação de políticas públicas sensíveis à variação cambial ou que possam provocá-la, permitindo portanto uma valorização daquele investimento internacional, envergonha o Brasil, pouco importando se há ação concreta ou efetiva, direta ou indireta do agente em questão, como investidor ou cônjuge ou parente próximo de investidor.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Sob a Lei 12.813 de 2013, que trata de conflitos de interesses e uso de informações privilegiadas, funcionários da alta administração devem "agir de modo a prevenir ou a impedir possível conflito de interesses e a resguardar informação privilegiada" (art. 4º). Como? A lei exemplifica conflitos de interesses durante e após o exercício do cargo e delega competência à Comissão de Ética Pública (CEP) e à Controladoria Geral da União (CGU) para estabelecerem normas, fazerem avaliações e darem consultoria.

Além disso, na mesma lei, encontra-se restrição para a prática de ato "em benefício de interesse de pessoa jurídica de que participe o agente público, seu cônjuge, companheiro ou parentes (...), e que possa ser por ele beneficiada ou influir em seus atos de gestão", sob pena de aplicação das sanções da hoje desidratada Lei de Improbidade Administrativa.

No fundo e com relação aos agentes público e privados acima aludidos, a situação pode até não ser ilegal, como ato não passível de punição sob a nova Lei de Improbidade Administrativa, ou mesmo sob a antiga lei de 2013, que trata de conflitos de interesses e uso de informações privilegiadas, ou qualquer outra lei ou até do Código de Conduta da Alta Administração Federal, mas é imoral e antiética.

O cancelamento pode ser eterno e a vítima será sempre o Brasil, cujos cofres continuarão a sofrer o impacto de ações temerárias de quem simplesmente não quis ou optou por não gerir adequadamente as mudanças.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.