PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a conjuntura do País afeta o ambiente público e o empresarial

Enfrentado a COVID-19 na Espanha: início e fim (?) do isolamento e advertências para o Brasil

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva, professor adjunto doutor da FGV/EAESP.

 

PUBLICIDADE

Domingo (26/04), o governo central da Espanha anunciou la desescalada assimétrica (afrouxamento assimétrico) das medidas de confinamento (ou isolamento social), depois de ter, na metade do mês, autorizado o fim gradual, porém limitado, da hibernação econômica. No mesmo dia, pela primeira vez, registrou-se menos de 300 mortes por dia.

Neste artigo procuro apontar quais seriam as lições do caso espanhol para o Brasil, de modo que venhamos a fazer nossa flexibilização, que deveria ser conservadora, como veremos aqui. Posso adiantar que tenho duas notícias, uma boa e outra, nem tanto. Ao que tudo indica, São Paulo, Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde (gestão Maneta) tomaram as medidas de isolamento no momento certo: um dia a mais seria o caos (fenômenos exponenciais...cuidado com sua dívida- nunca a tenha - no cheque especial...). O governo central da Espanha procrastinou e o país paga e pagará caro por isso. A má? Aparentemente estamos, pelo que especialistas dizem e do que se extrai da experiência castelhana, saindo do isolamento de forma desorganizada e antes do momento adequado, o que pode jogar por terra todo o esforço humano e econômico incorrido no período inicial da política pública implementada. Não me refiro aqui às medidas anunciadas pelos governos, mas à desobediência civil que viola a liberdade e a saúde de outrem.

O caso espanhol é relevante para nós, pois podemos antever o que irá acontecer no Brasil e, em particular, nos grandes centro urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. É como se Madrid estivesse no futuro com relação a São Paulo, por exemplo. Aliás, faz mais sentido comparar, no caso dessa epidemia, a dinâmica de grandes centros urbanos do que países. Lembrando que a Espanha tem a segunda pior situação do mundo em termos de mortes, para dados de 26 de abril: a Itália segue em primeiro e a Espanha, em segundo, com 230.000 casos e 23.500 mortes. A comunidade de Madrid, na prática a grande Madrid (população de 6.662 milhões) concentra a maior parte de ocorrências (notificações e mortes), tal qual irá ocorrer, creio, em São Paulo.

Por outro lado, em que se considerem as diferenças entre os dois países, o federalismo na Espanha é truncado, há um governo recém formado, enfraquecido, em meio a uma crise com comunidades autônomas (explico abaixo o que são), notadamente a Catalunha. Adicionalmente, Pedro Sanchéz, chefe do executivo, é um dos líderes mundiais mais mal avaliados no rastro da epidemia e é acusado de oportunismo político. Logo, podemos fazer alguns paralelos, além do fato de que as autoridades espanholas também demoraram a coletar informações estratégicas por não terem feito testes de forma mais abrangente.

Publicidade

Para tanto, em primeiro lugar, farei uma cronologia da epidemia e das medidas tomadas na Espanha, para, depois, mostrar algumas críticas a estas ações, feitas por dois jornais com reputação, um que representa mais a visão do país como um todo e, outro, o ponto de vista da Catalunha: El País e La Vanguardia. Isto é importante, pois não posso aqui descrever o que, principalmente, o governo central fez, sem uma avaliação crítica da opinião pública mais qualificada.

Inicialmente, preciso estabelecer uma breve cronologia dos fatos mais relevantes, para que se entenda o caminho percorrido. No dia 31 de janeiro de 2020 (todas as datas agora se referem a 2020) houve o primeiro registro oficial da doença e o segundo caso foi registrado em 10 de fevereiro. Contudo, no dias 24 e 29 de fevereiro, houve um registro crescente de ocorrências, já caracterizando a natureza, como verificado na Itália e na China, exponencial do contágio. Pode-se afirmar que a epidemia propriamente dita se iniciou neste período. As primeiras medidas de contenção foram, então, adotadas pelos governos regionais no dia 9 de março. Podemos, portanto, considerar esta data como o início da implementação de políticas públicas de contenção da epidemia. Como é sabido, o federalismo espanhol possui algumas peculiaridades, com regiões (17), chamadas de governos autônomos, que possuem relativa autonomia frente ao governo central, sendo que algumas têm mais autonomia ainda, como a Catalunha e o País Basco, por exemplo. Destaco esse ponto pois há problemas de coordenação e existem conflitos, aos quais voltarei ao final deste artigo.

No dia 12 de março, a Generalitat da Catalunha, na prática o Parlamento da Catalunha, determinou isolamento, por duas semanas, de algumas cidades, dado e crescimento exponencial de casos. Esta atitude foi determinante para o governo central tomar atitudes mais radicais na direção do isolamento social e do fechamento parcial da economia.

A inflexão na política e na política de saúde pública ocorreu no dia 14 de março: o estado de alarma (estado de emergência) foi declarado pelo Conselho de Ministros. Por meio de um Decreto Real, determinou-se a concentração de poder no governo central. Por 15 dias corridos determinou-se uma restrição à circulação das pessoas: elas somente podiam sair sozinhas para comprar alimentos, combustível, medicamentos e para ir a hospitais e outras atividades comprovadas como essenciais, como cuidar de idosos solitários. Atividades econômicas, fora as necessárias e, curiosamente, bancas de jornais - direito à informação - e tabacarias, foram proibidas. Educação, comércio e atividades culturais encerraram-se. Adicionalmente, impuseram-se medidas de distanciamento dentro dos estabelecimentos comerciais e escritórios. Houve também uma redução na oferta de transporte público.

Comprovando a causalidade espalhada no tempo, implícita a este tipo de epidemia, coincidiu com o estado de emergência o crescimento acentuado das ocorrências e iniciou-se a caminhada na direção ao pico da curva, notadamente o período mais crítico para o sistema de saúde e para a sociedade. Em 31 de março, portanto com 15 dias de isolamento, o número de notificações, não mortes, note-se, bateu os 9222 e o maior número de mortes ocorreu dia 2 de abril.Era a evidência de que a curva da epidemia estava no seu trecho exponencial, antes da inflexão.

Publicidade

No dia 26 de março o governo teve aprovação no congresso nacional para estender o estado de emergência (com o isolamento restritivo) até 11 de abril e no dia 29 de março decretou-se o 'estado de hibernação da economia", impedindo-se o funcionamento de todos os setores da economia realmente não essenciais. Indústrias como construção civil, de bens de capital, bens de consumo durável, todas pararam.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Finalmente, em 26 de abril começou o relaxamento, mas bem conservador. As crianças menores de 14 anos foram autorizadas a sair de casa com um acompanhante, num raio de mil metros de suas residências. O governo anunciou também que, a partir de 2 de maio, as pessoas poderão praticar esportes sozinhas e poderão sair acompanhadas pelos coabitantes dos domicílios, como cônjuges, filhos, etc.. Estas medidas podem ser estendidas em junho, se não houver deterioração do cenário. No dia 27 de abril o governo anunciou formalmente as primeiras normas que guiarão o relaxamento assimétrico das medidas colocadas no primeiro Decreto Real, levando-se em consideração as características epidemiológicas, econômicas e socais de cada região.

Portanto, o que se conclui, a partir da experiência espanhola - e madrilena em particular - é que, apesar dos erros do governo central (demora em tomar medidas de isolamento e permitir festas e aglomerações de rua já tendo informações sobre a epidemia), as medidas de isolamento, quando adotadas, produziram resultados. Falamos aqui de um isolamento, medido por mobilidade, de mais de 80%, chegando a 90% em todos os dias. Mesmo assim, houve uma sobrecarga considerável sobre o sistema de saúde, inclusive com o uso de hospitais privados e de hotéis para acomodar pacientes. O que fica claro é que sem isolamento dessa magnitude teria sido muito pior, pois a Espanha tenderia a replicar a Itália com uma agravante: haveria pelos menos 3 Itálias por aqui, segundo analistas. Uma vez recolocada a política pública de saúde nos trilhos, ela foi, em geral, avaliada como correta.

A este respeito, a análise da política pública pela opinião de jornais qualificados indica uma certa convergência. O El País, que representa uma posição mais centrista, "espanhola", critica tanto a lerdeza inicial do governo de Madrid, bem como a inação da União Europeia. Fala-se num autoengano inicial, motivado ou não por questões políticas, específicas à coalisão que forma o governo (PSOE-UP) e às relações do mesmo com algumas comunidades, notadamente a Catalunha. La Vanguardia, voz catalã e que até pouco tempo era um tanto independentista, hoje assume posição mais moderada, vai na mesma direção, avaliando que a letargia inicial custou caro ao país. Contudo, ambos avaliam que o isolamento é e foi necessário. Pego o relato dos dois jornais pois, como expliquei, na Espanha é importante colocar a política regional na cena para compreender melhor como a política pública é e foi avaliada.

Lições para o Brasil existem. De fato, ao se analisar a dinâmica da curva de contágio contra o tempo, as decisões sobre isolamento social tomadas foram, aparentemente, corretas, à revelia da irresponsabilidade do Presidente da República e de alguns formadores de opinião e de parte - não muito relevante - do empresariado. Contudo, a adesão social na Espanha foi relevante e o governo central coloca uma política de relaxamento prudente, a despeito de algumas comunidades autônomas demandarem até mais conservadorismo neste momento.

Publicidade

Observamos, no Brasil, a perda precoce de adesão ao isolamento. Pelo menos pela experiência em geral, e da Espanha em particular, isso pode ser muito perigoso, inclusive para a tal da economia, pois há a endogenização do risco de fechamentos posteriores das atividades. Falando português: quem vai investir ou gastar se há sempre o fantasma da volta do cenário de descontrole? E a chegada do inverno no Sudeste do país, principalmente em São Paulo, não seria um problema? E se houver descontrole nos próximos meses, o medo se imporá e há o risco ainda maior de lockdown endógeno, com custos econômicos consideráveis. A este respeito, por sinal, sugiro o artigo de Thomas Conti (Insper) nas referências abaixo. Sabotar o isolamento agora, que é bem mais tranquilo que o espanhol, é irracional sob diversos aspectos, além de imoral.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.