Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Vibrações' levam juíza a trocar tornozeleira da filha de operador do PSDB

Relatório apontou a Maria Isabel do Prado (foto), da 5.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, onze ocorrências de violações de Tatiana Arana de Souza, condenada a 24 anos e três meses de prisão; seu pai, o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, pegou 145 anos e oito meses de reclusão no mesmo processo

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Maria Isabel do Prado. Foto: Gedeão Dias/TJSP

A juíza Maria Isabel do Prado, da 5.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, autorizou na sexta-feira, 8, a troca da tornozeleira eletrônica da psicóloga Tatiana Arana de Souza Cremonini, filha do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza. Segundo a magistrada, Tatiana informou à Justiça 'vibrações e falhas' no equipamento, que será enviado para perícia identificar se houve problemas ou não.

PUBLICIDADE

Documento

VIBRAÇÕES

"Diante das reiteradas mensagens da ré Tatiana Arana de Souza Cremonini em que informa sobre vibrações e alegados problemas no equipamento , determino a substituição da tornozeleira eletrônica, intimando-se a ré, por meio de sua defesa, para comparecimento a este Juízo no dia 08 de março de 2019, a partir das 14 horas, para a diligência", ordenou a juíza.

No despacho, Maria Isabel relata que há oito investigados sob monitoramento eletrônico na 5.ª Vara.

De acordo com a magistrada 'com relação a sete, não há alegações de falhas ou vibrações, ou alertas reiterados de violações de horário, de localização e especialmente a falta grave de final de bateria'.

Publicidade

"Curiosamente, a exceção é o corréu monitorado Paulo Vieira de Souza, pai da ré monitorada, que também já teve seu equipamento substituído", apontou a juíza.

De acordo com Maria Isabel, 'o sistema de monitoramento utilizado pela Justiça Federal em São Paulo é de qualidade reconhecida e utilizado com confiabilidade por outras regiões, em especial pela Justiça Federal da 4.ª Região'.

A magistrada classificou como 'infundadas eventuais alegações de imprestabilidade do sistema com claro objetivo de requerer a revogação da medida cautelar'.

"Esclareço outrossim que, na forma aplicada pelo Juízo em outros monitoramentos eletrônicos no Juízo e ausente disposição específica na decisão proveniente do E . STF, o 'período noturno' de recolhimento se dá do nascer do sol ao por do sol, com tolerância das 4:30h às 20:30h", registrou.

"No dever deste Juízo de exercer a fiscalização das medidas cautelares, saliento que eventual nova violação importará na restituição da medida de prisão preventiva."

Publicidade

'Ocorrência de violação'

Relatório da Justiça apontou 11 'ocorrências de violação' de Tatiana: cinco do local de recolhimento noturno e seis de término de bateria - entre 12 de dezembro de 2018 e 2 de fevereiro.

O documento descreve os locais onde os problemas teriam acontecido, todos em São Paulo: próximo à Avenida lbirapuera, à Rua Diogo Jacome, à Rua João Cachoeira, à Avenida Moema e à Avenida Sabiá.

No caso do ex-diretor da Dersa, de acordo com o relatório, ocorreram violações em três datas: 8 de janeiro, às 14h37, 22 de janeiro, às 2h01, e 6 de fevereiro, às 1h14.

Nas duas primeiras, segundo o relatório, houve violação do local de recolhimento integral por 142 metros e 96 metros, respectivamente. Na terceira, a bateria do equipamento acabou.

Publicidade

O ex-chefe do Assentamento da Dersa José Geraldo Casas Vilela também é citado no relatório. O relatório diz que o ex-dirigente da estatal paulista teria violado o monitoramento sete vezes entre 6 de dezembro do ano passado e 7 de janeiro deste ano.

Em setembro do ano passado, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal colocou os três em recolhimento com tornozeleira. Paulo, Tatiana e José Geraldo haviam sido presos pela Operação Lava Jato em São Paulo em investigação sobre desvios de R$ 7,7 milhões que deveriam ser aplicados na indenização de moradores impactados pelas obras do Rodoanel Sul e da ampliação da avenida Jacu Pêssego.

Na quarta-feira, 6, Maria Isabel condenou Paulo Vieira de Souza e José Geraldo a 145 anos e oito meses de prisão por peculato, inserção de dados falsos e associação criminosa neste processo.

A magistrada impôs a Tatiana uma pena de 24 anos e três meses de prisão pelos mesmos crimes atribuídos a seu pai.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE TATIANA ARANA DE SOUZA

Publicidade

A defesa de Tatiana Arana de Souza não se manifestou. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE PAULO VIEIRA DE SOUZA

A defesa de Paulo Vieira de Souza não se manifestou. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE JOSÉ GERALDO CASAS VILELA

A defesa de José Geraldo Casas Vilela não se manifestou. O espaço está aberto para manifestação.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.