Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Vem pra Rua prepara 'Tchau queridos' contra políticos em 2018

Movimento que já mobilizou 6 milhões contra a corrupção vai fazer lista de parlamentares com 'selo negativo' e que 'não merecem ser reeleitos'

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: Filipe Araújo/Estadão

O movimento Vem pra Rua começou a preparar o 'Tchau queridos' - lista de parlamentares que, segundo os critérios do movimento, 'não merecem ser reeleitos em 2018'. O levantamento reúne dados como presença em sessões do parlamento, gastos públicos, processos judiciais e mudanças de siglas.

A direção do Vem prá Rua alega que a lista tem o 'intuito de informar e elucidar o cidadão para um voto mais consciente nas próximas eleições'.

PUBLICIDADE

'Tchau queridos' é resultado de uma parceria do Vem pra Rua com o Ranking dos Políticos.

O Vem pra Rua informa que 'não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político'.

A lista será composta de parlamentares que serão 'carimbados' com um selo negativo para serem rejeitados no pleito do próximo ano, quando o Brasil vai eleger o seu presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Publicidade

Segundo os organizadores, a meta é apostar cada vez mais nas redes sociais para provocar uma 'renovação no Congresso Nacional'.

A lista 'Tchau queridos', produzido em parceria com o Ranking dos Políticos, deverá ficar pronta até o final do ano, com os nomes de deputados e senadores, incluindo 'todos os parlamentares federais com ficha suja na justiça e que tiveram mau desempenho no Congresso'.

Segundo os organizadores, os critérios do Ranking foram ampliados para compor com a metodologia do Vem Pra Rua, 'resultando num índex negativo de parlamentares'.

"A ideia é mostrar aos eleitores brasileiros uma espécie de 'raio X' dos políticos, para que eles possam escolher com conhecimento e consciência em 2018", declarou Rogerio Chequer, líder do Vem Pra Rua.

'Tchau queridos' vai analisar os congressistas a partir de critérios objetivos como presença nas sessões do parlamento, gastos de gabinete, como votou nas mais importantes decisões dos últimos 3 ou 4 anos, se está envolvido em processos judiciais e sua gravidade, formação acadêmica e filiação partidária, assim como mudanças de partido.

Publicidade

Vem pra Rua informou que o índex deverá estar concluído até dezembro.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Assim que pronto, tanto o Ranking como o Vem pra Rua passarão a divulgar em suas redes sociais por que aquele candidato X não merece ser reeleito", destaca o movimento.

"O levantamento é feito pelo Ranking dos Políticos, que já tem uma metodologia para avaliar políticos, já faz isso há alguns anos. O que há de novo é que o Vem pra Rua incluiu alguns critérios no Ranking, como por exemplo deputados e senadores envolvidos em processos judiciais, penais, algumas votações importantes, como por exemplo o projeto 10 Medidas contra a Corrupção, Fundo Eleitoral e como os parlamentares votaram estão sendo usados como critério de avaliação, além dos itens básicos como presença, gastos de gabinete, projetos propostos e outros."

"Também serão levados em conta o posicionamento dos deputados e senadores em projetos e discussões de interesse público - como o projeto Dez Medidas de Combate à Corrupção (iniciativa da força-tarefa da Operação Lava Jato) -, a votação sobre o Fundo Público Eleitoral e a votação sobre o fim do foro privilegiado", assinala Chequer.

A lista será 'alimentada' constantemente, de acordo com os critérios pré-definidos pelo movimento, e seu contraponto será 'o incentivo à divulgação de novos nomes para concorrer ao Congresso nas eleições de 2018'.

Publicidade

"De forma alguma nosso objetivo é que nesta lista conste o parlamento inteiro, mas o fato de um político estar na lista será um selo negativo para ele", avalia Chequer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.