PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Vanessa Mateus, reeleita presidente da Associação Paulista de Magistrados, mira preservar garantias da classe sob ameaças

Com 1.463 votos, magistrada continua no comando da Apamagis até 2023; gestão terá como meta defesa da classe diante de 'embates políticos que devem questionar ainda mais o trabalho dos magistrados'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Vanessa Mateus. FOTO: DIVULGAÇÃO  

A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), maior entidade estadual de juízes do País com cerca de três mil associados, reelegeu neste sábado, 20, a juíza Vanessa Mateus como presidente para o próximo biênio. Ela foi a primeira mulher a comandar a associação desde a sua fundação, em 1953, e concorreu ao segundo mandato na chapa única 'Apamagis Sempre', eleita com 1.463 votos.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, os associados puderam votar online. O processo superou em número a votação impressa: foram 1.097 votos digitais e 366 em cédula.

A gestão estabeleceu como metas para o novo mandato a defesa da classe diante de 'embates políticos que devem questionar ainda mais o trabalho dos magistrados', inclusive por meio de alianças com outras instituições políticas e jurídicas dentro e fora de São Paulo.

"Interpretamos a reeleição como a ratificação que o associado deu ao trabalho exercido no último biênio. Ao mesmo tempo, nos impõe ainda mais responsabilidade e força para a defesa da imagem do Poder Judiciário e das prerrogativas da magistratura, que nada mais são do que garantias do cidadão, sempre ameaçadas nos últimos tempos", afirma Vanessa Mateus, que é titular da 8.ª Vara Cível do Fórum João Mendes.

A diretoria executiva será composta ainda pelo desembargador Walter Barone e pelo juiz Thiago Massad, respectivamente como primeiro e segundo vice-presidentes. Barone, que também é diretor do Departamento de Relações Internacionais da Apamagis, presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam) e vice-presidente da União Internacional dos Magistrados (UIM), vai se dedicar a ampliar o diálogo com o associativismo internacional. Eleito para o cargo depois de passar por todos os setores da associação, Massad também é professor e coordenador do curso Magistratura para Todos, vencedor do Prêmio Innovare na categoria Juiz, em 2019.

Publicidade

Walter Barone, Vanessa Mateus e Thiago Massad compõem a diretoria executiva da Apamagis. Foto: Divulgação

Vanessa Mateus, Walter Barone e Thiago Massad compõem a diretoria executiva e atuarão ao lado dos integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, também eleito neste sábado. Veja os membros:

Antonio Maria Patiño Zorz - juiz titular da 29ª Vara Criminal (São Paulo)

Carlos Fonseca Monnerat  - desembargador da 17ª Câmara de Direito Público (São Paulo)

Cristiano de Castro Jarreta Coelho - juiz titular do Juizado Especial Cível (São José do Rio Preto)

Ettore Geraldo Avolio - juiz do Juizado Especial Cível e Criminal (Piracicaba)

Publicidade

Guiomar Milan Sartori Oricchio - pensionista (São Paulo)

Jayme Walmer de Freitas - juiz substituto de 2º grau da 3ª Câmara de Direito Criminal (São Paulo)

Marcia Helena Bosch - juíza Titular da 6ª Vara Especial da Infância e Juventude (São Paulo).

Marcia Regina Dalla Dea Barone - desembargadora da 4ª Câmara de Direito Privado (São Paulo)

Rogerio Marrone de Castro Sampaio - juiz de Direito substituto assistente convocado STF (São Paulo)

Publicidade

Rosangela Maria Telles - desembargadora da 31ª Câmara de Direito Privado (São Paulo)

Sebastião Luiz Amorim - desembargador aposentado (São Paulo)

Wagner Roby Gidaro - juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública (Campinas)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.