Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Vai carregar lixo, eu tenho ensino superior!', grita a garis ex-candidato a vereador em Belém

Fabrício Modesto, que em 2020 concorreu pelo PROS a uma cadeira na Câmara da capital paraense, foi filmado hostilizando trabalhadores que recolhiam entulhos das ruas de Icoaraci; com a repercussão do caso nas redes, ele postou vídeo se retratando

PUBLICIDADE

Foto do author Jayanne Rodrigues
Por Jayanne Rodrigues
Atualização:

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, trabalhadores de limpeza são hostilizados por um morador enquanto realizavam serviço de retirada de entulho nas ruas do distrito de Icoaraci, localizado em Belém, capital do Pará. "Ficou humilhando a gente esse cidadão", diz um dos homens que registra a cena. O acusado aponta para o outro lado da rua e enuncia aos berros: "pode tirar ali, vai tirar tudinho". 

PUBLICIDADE

O tumulto continua. Em um certo momento do vídeo, um dos trabalhadores grita "ele não ganha nem pra ser varredor de rua em Brasília". O morador rebate a fala afirmando "eu tenho ensino superior, rapa". E acrescenta "vai trabalhar, vai carregar lixo, sou eu que tô falando"

Em diversos trechos, o homem grita o próprio nome "Fabrício Modesto". Ele concorreu nas eleições de 2020 ao cargo de vereador pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social). As imagens são gravadas na calçada dele. Na parte final do vídeo, os trabalhadores ameaçam ir à delegacia. 

Em nota enviada ao Estadão, a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, repudiou o ato e destacou a necessidade do andamento do caso "para garantir a apuração e punição legal diante de ataques aos trabalhadores de limpeza urbana. Ela complementa "que ações vexatórias como essa não sejam mais permissivas em nosso convívio social."

Segundo Ellana, na manhã de segunda-feira, 24, a Agência Distrital enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará, solicitando a apuração do crime. O inquérito foi encaminhado para a Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos de Belém.

Publicidade

COM A PALAVRA, FABRÍCIO MODESTO

Após a repercussão do vídeo, Fabrício divulgou publicamente nas redes sociais um vídeo se retratando. Abaixo o arquivo na íntegra:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.