Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Uma boiada saudável

PUBLICIDADE

Por José Renato Nalini
Atualização:
José Renato Nalini. Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO

O Brasil tem números que espantam o resto do planeta. Por exemplo: possuímos mais Faculdades de Direito do que a soma de todas as outras existentes no mundo inteiro; isso já nos garantiu o pódio no ranking da judicialização: chegamos a ter 100 milhões de processos em curso; temos 265 milhões de mobiles, para uma população de cerca de 212 milhões de pessoas; somos a terceira população carcerária da Terra.

PUBLICIDADE

Poderíamos prosseguir, porque estatísticas não faltam. Mas vamos ficar na boiada, tão presente no discurso hoje em dia. Possuímos mais gado do que gente. Isso é bom? Para quem ganha dinheiro com carne é. Para o planeta pode não ser. Pois o gado vacum produz gás metano que acaba com a camada de ozônio e apressa a chegada do inferno que nos haverá de matar.

Enquanto isso não chega, outras considerações podem ser feitas e raramente merecem atenção da mídia espontânea, sempre atenta à cadeia de anunciantes.

A ciência, embora desprestigiada, é sábia. Trabalha com a verdade. E não é de hoje que estuda as enfermidades que nos levam para o cemitério. Ou para o crematório, como se queira.

Hoje, a doença bacteriana mais terrível e fora de controle é a fasciite necrotizante. As bactérias se nutrem do enfermo, de dentro para fora, devorando suas entranhas. No lugar delas, fica um resíduo carnudo e venenoso( consultar Gawande, Atul, Complications: a surgeon's notes on na imperfect Science, NY, 2002, p.234).

Publicidade

Tem início com leve mal estar, acompanhado de erupção cutânea e febre. Em seguida, total deterioração. A autópsia revela que a vítima foi inteiramente consumida. Por enquanto, o único tratamento é a cirurgia de excisão radical, que consiste em remoção completa das áreas infectadas. Mas 70% dos pacientes morrem. Quem sobrevive fica um fiapo: mortalmente desfigurado.

A origem da infecção é a bactéria estreptococo A, em geral causadora de faringite séptica. Mas por motivos ignorados, algumas bactérias atravessam o revestimento da garganta e chegam ao corpo, causando nele a pior devastação. Resistem a antibióticos e mais de mil casos ocorrem por ano, só nos Estados Unidos. Ninguém pode assegurar que esse número não venha a crescer.

Também a meningite continua a atingir 10% dos jovens e 30% dos adolescentes. Eles portam a bactéria meningocócica mortal, mas ela pode permanecer inofensiva na garganta. Pequeno percentual tem o azar de vê-la invadir a corrente sanguínea e matar o contaminado. Alguém está saudável no café da manhã e morto à noite.

Haveria êxito maior no combate às bactérias, se não desperdiçássemos nossas armas com o gado. As estimativas mostram que 70% dos antibióticos utilizados no mundo são destinados ao gado. Para estimular o crescimento, eles são consumidos juntamente com a ração. Há uma certeza de que eles ajudam a prevenir infecções. Por isso é que as bactérias têm um campo de experiência muito exitoso para desenvolver resistência aos antibióticos.

A ganância não aprende com a experiência. Isso já aconteceu com a penicilina. Em 1952 ela era eficaz contra todas as variações de bactérias estafilococo. Os otimistas acreditaram que estavam eliminadas as doenças infecciosas. Só que 90% das variedades desenvolveram imunidade à penicilina. E a chamada "staphylococus aureus", resistente à meticilina, passou a vitimar muitas pessoas.

Publicidade

Os laboratórios capricharam e criaram a vancomicina. Mas em 1997, um hospital em Tóquio registrou o surgimento de uma variedade que resistia também ao novo medicamento. A infecção se espalhou por outros seis hospitais japoneses, em alguns meses.

PUBLICIDADE

Os micróbios ganham a guerra contra os humanos. Nos Estados Unidos, mais de catorze mil pessoas morrem por ano de infecção hospitalar. E a indústria farmacêutica faz parte da cadeia. Por que produzir antibiótico, destinado ao consumo durante alguns dias, se é muito mais lucrativo fabricar antidepressivo, utilizado durante anos a fio?

Para piorar, a ciência descobre que inúmeras outras doenças têm origem bacteriana. Foi em Perth, na Austrália que, em 1983, o médico Barry Marshall descobriu que muitas espécies de câncer de estômago e a maioria das úlceras estomacais são causados pela bactéria helicobacter pylori.

Coteje-se o interesse de quem extermina a floresta para plantar soja, que também é utilizada para alimentar o gado e a preservação, cujo intuito é garantir a vida para as futuras gerações e estará explicado porque o mercado faz opção pela eliminação da mata.

Tudo concorre, portanto, para que o Brasil tenha uma boiada saudável, bem cuidada, com o controle adequado de sua linhagem - o gado é denominado P.O. - puro de origem - enquanto a população nem tanto. As vozes que clamam no deserto não se fazem ouvir. Afinal, para a composição do PIB não entram a saúde, o desalento, o desemprego, a falta de saneamento básico, a falta de moradia. Interessa é preservar a balança comercial.

Publicidade

*José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e presidente da Academia Paulista de Letras - 2019-2020

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.