Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Turma da Lava Jato no STF marca sessão extraordinária a pedido de Teori

Ministro-relator dos processos envolvendo deputados e senadores informou ao presidente da Corte que será debatida decisão importante

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla
Atualização:

Teori Zavascki. Foto: Dida Sampaio/Estadão

A 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por julgar casos da Lava Jato, fará uma sessão extraordinária nesta quarta-feira, 25. De acordo com fonte no tribunal, a sessão foi marcada pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a pedido do ministro Teori Zavascki, relator dos casos relativos ao esquema de corrupção na Petrobrás.

PUBLICIDADE

Zavascki informou nesta terça, 24, o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, de que seria realizada sessão na quarta, 25, para debater uma decisão importante. O informe a Lewandowski foi feito pessoalmente pelo relator dos processos da Lava Jato na Corte e não pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a quem cabe usualmente fazer os comunicados institucionais.

[veja_tambem]

Não foi divulgada a pauta da sessão, que foi convocada após Toffoli e Zavascki conversarem na tarde desta terça. Nos bastidores do Supremo, há a especulação de que os ministros da 2.ª Turma realizem sessão fechada amanhã. O procedimento poderia ser adotado para discutir um procedimento oculto no tribunal.

Na Lava Jato, petições e ações cautelaters ocultas têm sido utilizadas pela Procuradoria-Geral da República para abrigarem delações premiadas e pedidos de diligência envolvendo políticos - como operações e buscas.

Publicidade

Além de Toffoli e Teori Zavascki, fazem parte da 2.ª Turma os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.