PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

TSE barra indicação de advogado do Maranhão que atacou lockdown e comparou Dino a 'porco'

O advogado Roberto Charles de Menezes Dias foi indicado para uma vaga na lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas teve o nome vetado pelo TSE após atacar o governador do Maranhão

Por Rafael Moraes Moura/ BRASÍLIA
Atualização:

Ministro Luís Roberto Barroso. FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO  

Por 6 a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou nesta terça-feira (16) a indicação do advogado Roberto Charles de Menezes Dias para a lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O TSE determinou a substituição do nome de Dias por outro candidato devido a vídeos postados nas redes sociais, em que o advogado ataca "o circo do lockdown" imposto por autoridades do Maranhão e compara o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), a um "porco".

PUBLICIDADE

"Somos todos, para o Governador do Estado, massa de manobra. Ou ainda peões que podem ser sacrificados neste jogo para que ele possa alcançar o seu objetivo nefasto de implantar a ideologia que ele defende nesse país", atacou Dias, que em outro vídeo se disse "vítima da administração incompetente e comunista de Flávio Dino".

Dias foi indicado para uma das vagas da lista tríplice do TRE do Maranhão da classe de jurista. De uma forma geral, a lista é aprovada pelo TSE e encaminhada ao presidente da República, que é obrigado a escolher um dos três nomes - no entanto, devido às falas do advogado, o TSE mandou devolver a lista tríplice, para que o TRE maranhense substitua o candidato por outro.

Segundo o advogado, o lockdown no Maranhão foi provocado "de forma irresponsável por um conluio formado entre um juiz incompetente e ideologicamente comprometido, pelo Ministério Público, subserviente, e pelo governador, proporcionou um grande êxodo dos habitantes da ilha de são Luís para cidades do interior do Estado do Maranhão, disseminando, de forma incontrolável a doença".

Especialistas e autoridades sanitárias de todo o mundo, no entanto, defendem medidas de isolamento social para combater a disseminação do novo coronavírus. Na terça-feira retrasada, por exemplo, a cidade de Araraquara (SP), informou que registrou queda de 37% na média móvel de novos casos de covid-19 em relação a 14 dias atrás, com redução de 178 para 112 confirmações diárias, após impor um lockdown a seus habitantes.

Publicidade

"Além de afirmar publicamente a existência de 'conluio' entre o 'juiz comprometido ideologicamente', o 'governador comunista' e o 'Ministério Público subserviente', o impugnado acusou o Chefe do Poder Executivo Estadual de esconder evidências científicas e proibir o uso de medicamento (cloroquina), comparando, com certa vulgaridade, as  características físicas e ideológicas do governador com as de um porco, personagem de literatura", comentou o ministro Alexandre de Moraes na sessão de julgamento do caso no TSE.

Para Moraes, o advogado "demonstrou total parcialidade, com críticas ideológicas e políticas não só ao governador do Estado, mas a todas as instituições".

Na avaliação do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, os integrantes do Poder Judiciário têm o dever de civilidade. "O governador foi referido em vídeo, e eu fiz questão de assistir ao próprio vídeo, como 'incompetente', cequiparado a um porco. A questão é a falta de neutralidade, imparcialidade, sobretudo em relação àquele que será jurisdicionado no Tribunal Regional Eleitoral, que é o governador do Estado", frisou Barroso.

"Estamos numa situação extremamente atípica, verdadeiramente um ponto fora da curva, em que o que está em jogo não é a liberdade de expressão, mas um dos dogmas da atividade judicial que é a imparcialidade e distanciamento crítico", acrescentou o presidente do TSE. 

Para o ministro Tarcisio Vieira, o magistrado eleitoral "não pode ter predileções políticas". "Também entendo que a conduta do advogado conflita com a ponderação, o comedimento, a autocontenção esperados dos pleiteantes à função de magistrados", concordou o ministro Sérgio Banhos.

Publicidade

Em outro vídeo postado nas redes sociais, Dias afirmou que "governadores insensíveis" adotam medidas de isolamento social "única e exclusivamente para desestabilizar o governo federal". Também acusa os ministros do STF "decidiram legislar, e agora, mais recentemente, governar" e todo juiz "se acha no direito de interferir e opinar em assuntos que não lhe são atinentes".

PUBLICIDADE

Procurado pela reportagem, Dino elogiou a decisão do TSE. "Não tenho conhecimento de tais vídeos. Mas cumprimento o TSE por rejeitar a prática de fake news e agressões, incompatíveis com o exercício da magistratura", disse o governador ao Estadão.

'Patrulhamento ideológico'

O advogado Roberto Charles de Menezes Dias, por sua vez, afirmou à reportagem que exerceu, nos vídeos, o seu direito de liberdade de expressão. "Entendo que o julgamento foi conduzido de forma a promover um patrulhamento ideológico. Não me arrependo das afirmações que fiz. Não fui agressivo com as instituições, nem com o governador, nem tive essa intenção. Eu entendo que houve um excesso no julgamento, estou avaliando recorrer", comentou.

"Eu tenho minhas posições pessoais e crenças pessoais. O advogado, no exercício da sua atividade, defende uma tese. Como advogado tenho obrigação de ser parcial e defender minhas teses. E como juiz, aí sim eu teria a obrigação de ser neutro. Como advogado, não", acrescentou.

Publicidade

Dias disse que se considera um "homem moderno, sensato, de direita", mas não um "bolsonarista".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.