Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Trinta e cinco de uma tragédia mundial: Chernobyl pode agora se tornar patrimônio mundial da Unesco?

PUBLICIDADE

Por Anita Mattes
Atualização:

Anita Mattes. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, ocorreu uma das maiores tragédias nucleares da nossa história. O quarto reator da Usina Nuclear de Chernobyl, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética, explodiu durante um teste de segurança, causando um acidente nível 7 (a classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (1). A quantidade de poeira radioativa lançada na atmosfera foi tão relevante que se precipitou em grande parte da União Soviética e da Europa.

PUBLICIDADE

Num período de Guerra Fria, a primeira reação da União Soviética foi minimizar o acidente. Somente após a evacuação de mais de mil pessoas da região e o aparecimento de altos índices radioativos na Suécia e na Finlândia é que a comunidade internacional tomou conhecimento da dimensão do desastre.

Além dos trabalhadores da usina e bombeiros, nos meses e anos seguintes, milhares de pessoas sofreram e perderam as suas vidas em decorrência de doenças relacionadas à radiação. O número total de vítimas continua sendo assunto de intenso debate. A Organização das Nações Unidas (ONU), no Fórum Chernobyl em 2005, publicou um relatório questionável estimando em cerca de 9 mil vítimas nas áreas mais afetadas. Contudo, a organização ambientalista Greenpeace aferiu que mais de 600 mil pessoas receberam altos níveis de exposição de radiação, incluindo as equipes do reator, de emergência, de recuperação e residentes das áreas próximas, sendo que que mais de 93 mil desses casos foram fatais. (2)

Depois de 35 anos do acidente, apenas ruínas, animais e vegetação selvagem povoam uma área quase toda desabitada, situada a trinta quilômetros de uma fronteira imaginária ao redor da Usina Nuclear de Chernobyl, denominada de "zona evacuada". De acordo com as autoridades ucranianas, trata-se de uma região que, devido aos altos índices de contaminação, somente será adequada para a vida humana após 20 mil anos do desastre. No entanto, nos últimos anos, toda essa região se tornou muito turística, recebendo um enorme afluxo de visitantes, nacionais e internacionais, ampliado ainda mais depois do sucesso da série televisiva "Chernobyl".

O governo ucraniano, aproveitando essa onda midiática, almeja que a zona evacuada de Chernobyl, testemunha do pior desastre nuclear da humanidade, seja incluída na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Publicidade

Assim, desde dezembro do ano passado, o ministro da cultura ucraniano, Oleksandr Tkachenko, vem anunciando a preparação do dossiê para ser apresentado à Unesco até o final de junho deste ano (3). Para o ministro, a ideia seria transformar a região em um lugar de memória e, principalmente, em atração turística.

A missão da Unesco, no que tange à Convenção de 1972, é a preservação do patrimônio cultural e natural que faz parte dos bens inestimáveis e insubstituíveis não só de cada país, mas de toda a humanidade. (4) Nesse sentido, inserir a zona evacuada de Chernobyl, uma região ainda contaminada, historicamente polêmica e com um turismo duvidoso, como Patrimônio Mundial da Unesco é uma ideia, no mínimo, controversa.

Apesar de a organização não ser a responsável pela escolha dos locais/sítios candidatos, pois são os Estados que enviam as inscrições, ela, por sua vez, acompanha e decide sobre a validade de cada candidatura.  É certo que definir a abrangência da Convenção de 1972 não é uma tarefa fácil, pois reflete as incertezas e forças políticas e econômicas de um mundo globalizado.

Na prática, quando se entra no campo do "patrimônio cultural ou natural", persegue-se uma quimera, com uma série de complexidades históricas e técnicas, além de questões culturais, políticas, econômicas, sociais, éticas e morais que não são fáceis de conciliar. Parte-se da própria noção de "patrimônio cultural" que, até hoje, não é clara e definida. Os conceitos de "patrimônio cultural" e mesmo de "cultura" são objetos de contínuos e infinitos debates.

Além disso, não é de hoje que a Unesco é alvo de severas críticas quanto as suas denominações. O chamado "patrimônio", às vezes, nasce com um objetivo econômico e turístico, não como um sítio a ser tutelado e preservado com o máximo cuidado para que chegue às gerações futuras como nós o herdamos das gerações passadas.

Publicidade

Basta mencionar o fenômeno do overturism, resultado da própria marca "Patrimônio Mundial Unesco", que está colocando em risco importantes sítios históricos e naturais mundiais, como as Grutas de Lascaux, na França, repositórios de importantíssimas pinturas rupestres com mais de 17 mil anos de idade, descobertas em 1940 e fechadas ao público desde 1963, em razão da degradação causada pelo intenso afluxo turístico desde sua descoberta.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Para evitar problemas semelhantes, um grupo de associações ambientalistas lançou uma campanha contra a candidatura concedida à Colline del Prosecco em 2019, na região italiana do Veneto (5), produtora do famoso vinho Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene. De acordo com um estudo recente da Universidade de Pádua (6), a utilização massiva de agrotóxicos, o uso de monocultura e a produção industrial do Prosecco resultaram na poluição e modificação substancial da paisagem dessas colinas.

Ademais, todos esses fatores, associados ao fato de o Prosecco ser cultivado nas encostas frágeis da região, estão causando um alto risco de erosão e de iminente desaparecimento das colinas venetas de Conegliano e Valdobbiadene. Acrescentar a esse ecossistema já tão fragilizado o carimbo "Patrimônio Mundial Unesco" serviria apenas para acelerar a degradação de que essa tão famosa cultura vinícola já padece.

Em essência, a inclusão de um patrimônio cultural ou natural na Lista Mundial da Unesco é uma fonte de recursos inestimáveis para a comunidade e para o país detentor de tal patrimônio, cuja perda, por deterioração ou por desaparecimento, constitui um empobrecimento para todos os povos do mundo. Da mesma forma, a utilização da denominação em busca apenas de um mercado turístico e econômico ou de eventual favorecimento político coloca em risco a própria importância da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972.

A Unesco, nesse sentido, deverá enfrentar esses novos problemas e questionar qual o modelo de patrimônio deseja manter e a forma mais adequada para protegê-lo, em um formato que seja seguro também para a vida humana. Chernobyl, sem dúvida, é um lugar de memória que não pode ser esquecido, como forma de evitar-se a repetição da tragédia ali ocorrida, o que, sem dúvida, não se coaduna com turismo de massa e selfies passageiras.

Publicidade

*Anita Mattes, advogada na área de Direito Internacional e Patrimônio Cultural, Cultore della materia na Università Bicocca em Milão, doutora pela Université Paris-Saclay, mestre pela Université Panthéon-Sorbonne, pesquisadora do Centre d'Étude et de Recherche en Droit de l'Immatériel (CERDI/Saclay)  e conselheira do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult)

 (1) Para maiores detalhes sobre a tragédia ver BAVERSTOCK, K. Chernobyl 25 years on, BMJ, 2011. Doi: https://doi.org/10.1136/bmj.d2443.

(2) http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/4917526.stm;http://news.bbc.co.uk/2/shared/bsp/hi/pdfs/18_04_06_chernobyl.pdf; e https://www.greenpeace.to/greenpeace/wp-content/uploads/2013/05/Final-text-of-the-book_2007.pdf.

(3) https://fr.euronews.com/2020/12/13/classer-tchernobyl-au-patrimoine-mondial-de-l-humanite-et-pourquoi-pas

(4) Convenção da Unesco de 1972, documento disponível em https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

Publicidade

(5) https://www.marciastoppesticidi.it/notiziario/140-no-alla-candidatura-all-unesco-delle-colline-del-prosecco.html

(6) https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0210922

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.