PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal desobriga pet shop de contratar veterinário

Desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, relatora no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, destacou que ‘somente quem exerce atividade-fim própria da medicina veterinária’ está sujeito à inscrição no Conselho Regional

Por Pedro Prata
Atualização:

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) confirmou sentença que reconheceu a uma pet shop da cidade de Bandeirantes, no interior do Paraná - distante 280 km de Curitiba, com cerca de 31 mil habitantes -, a dispensa de registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMVPR) e de contratação de médico veterinário como responsável técnico para o seu funcionamento.

PUBLICIDADE

Documento

ACÓRDÃO PET SHOP

A relatora do caso, desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, entendeu que as atividades exercidas pela empresa não se enquadram nas reservadas à atuação exclusiva de médico veterinário previstas por lei. "Saliento que somente quem exerce atividade-fim própria da medicina veterinária, ou quem presta serviços dessa natureza a terceiros, é que está sujeito à inscrição no respectivo Conselho."

A decisão, unânime, foi dada em sessão de julgamento realizada em 30 de outubro.

O dono da loja havia ajuizado um mandado de segurança contra ato do presidente do Conselho de Medicina Veterinária.

Publicidade

Ele afirmou que 'foi obrigado pelo Conselho a contratar um veterinário', 'sob o risco de penalidades e restrições em suas atividades'.

Entre suas atividades estão o banho e tosa em pequenos animais, o comércio de produtos veterinários, de rações e de produtos de embelezamento e, secundariamente, a comercialização de pequenos animais.

De acordo com ele, a empresa não exerce atividade veterinária e não possui qualquer envolvimento na fabricação de rações animais e tampouco dos medicamentos revendidos.

O empresário ainda disse que o ato do presidente da autarquia 'é arbitrário e ofensivo aos seus direitos de exercer livremente suas atividades comerciais'.

Publicidade

O juízo da 2.ª Vara Federal de Curitiba concedeu a segurança, determinando que a autarquia 'se abstenha de praticar qualquer ato de sanção contra o autor'.

A desembargadora Maria Labarrère salientou que 'somente quem exerce atividade-fim própria da medicina veterinária é que está sujeito à inscrição no Conselho'. Foto: Pixabay/@PublicDomainPictures/Divulgação

PUBLICIDADE

A desembargadora afirmou que seguiu o disposto no tema 617 do Superior Tribunal de Justiça - 'à míngua de previsão contida na Lei nº 5.517/1968, a venda de medicamentos veterinários - o que não abrange a administração de fármacos no âmbito de um procedimento clínico - bem como a comercialização de animais vivos são atividades que não se encontram reservadas à atuação exclusiva do médico veterinário.

Assim, as pessoas jurídicas que atuam nessas áreas não estão sujeitas ao registro no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária nem à obrigatoriedade de contratação de profissional habilitado'.

COM A PALAVRA, O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO PARANÁ

"Em face à decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que desobriga a presença de um médico veterinário responsável técnico em estabelecimentos que comercializam animais vivos e produtos de uso veterinário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) destaca os riscos à saúde pública:

Publicidade

  1. Medicamentos de uso veterinário, incluindo antibióticos, são vendidos nesses estabelecimentos sem receita, nem orientação de um profissional capacitado;
  2. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 a resistência aos medicamentos, proveniente do uso indiscriminado de antibióticos em humanos e animais, será a principal causa de morte em humanos no mundo;
  3. O uso dos medicamentos veterinários sem necessidade afeta a saúde humana ao contaminar alimentos (lácteos, verduras, legumes, proteínas animais), o solo e a água consumida nos lares;
  4. Produtos veterinários podem ser utilizados como drogas de abuso, anabolizantes ou para aborto;
  5. O risco de transmissão de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos): brucelose, leptospirose, raiva, toxoplasmose, tuberculose, leishmaniose, gripe aviária, psitacose, febre maculosa, dermatofitoses, hanseníases, giardíases, salmoneloses, entre outras dezenas de doenças potenciais;
  6. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), mais de 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo têm origem animal e, das cinco novas doenças humanas que aparecem ao ano, três são de origem animal.

Não somente a população é afetada pela decisão, os animais também se tornam vítimas por falta de assistência médico-veterinária que garanta sua saúde e bem-estar. Diante do exposto, o CRMV-PR reitera que a atuação do médico veterinário nesses estabelecimentos é imprescindível. Afinal, é uma questão de Saúde Única, fundamental para a segurança alimentar e sanitária da sociedade, para a saúde pública, para o bem-estar dos animais e para a saúde do meio ambiente."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.