PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal decide que fase 48 da Lava Jato não é mesmo de Moro

TRF-4 acolhe tese da defesa, endossa decisão do juiz federal e mantém investigação sobre desvios de recursos dos pedágios do DER do Paraná sob competência da 23.ª Vara Criminal Federal de Curitiba

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Luiz Vassallo , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Juiz Sérgio Moro é um dos debatedores do 'Fórum Estadão'. Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) decidiu que o processo da Operação Integração - fase 48 da Lava Jato -, é mesmo de competência da 23.ª Vara Criminal Federal de Curitiba. A decisão, tomada na sessão desta quarta, 17, rejeita Recurso em Sentido Estrito do Ministério Público Federal e mantém entendimento do juiz Sérgio Moro, titular da 13.ª Vara Federal, que já havia mandado redistribuir os autos dessa investigação por entender que os fatos não têm ligação com o esquema de cartel e propinas instalado na Petrobrás.

PUBLICIDADE

A Operação Integração é uma investigação sobre supostos desvios de recursos dos pedágios administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

Segundo o Ministério Público Federal, 'esquema de contratações fraudulentas e desvios' fraudou o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão com o Paraná, 'além de gerar dinheiro em espécie para pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos e também para enriquecimento dos próprios administradores e funcionários da concessionária'.

No dia 12 de junho, Moro abriu mão do caso, alegando 'sobrecarga com as persistentes apurações de crimes relacionados a contratos da Petrobrás e ao Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht'.

Ao recorrer ao TRF-4 contra a decisão de Moro em mandar redistribuir a investigação, o Ministério Público Federal alegou existência de 'elementos de conexão fática com os delitos de lavagem de dinheiro e empresas ligadas aos operadores financeiros que autorizariam a competência exclusiva da 13.ª Vara Federal de Curitiba, com a instrução e julgamento realizados por Sérgio Moro'.

Publicidade

As defesas de vários alvos da Operação Integração apontaram 'elementos técnicos processuais que demonstraram não ser de competência de Moro o processamento e julgamento da 48.ª fase da Lava Jato'. Segundo os defensores, não é possível estabelecer a competência da 13.ª Vara Federal 'por não existir conexão fática entre os delitos'.

Gustavo Polido, advogado criminalista que realizou a sustentação oral perante os desembargadores da 8.ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), defendeu a tese de que a mera existência de operadores financeiros e de empresas relacionadas à Lava jato, e que as semelhanças dos delitos de lavagem de dinheiro também semelhantes à Lava Jato, 'não figuram hipótese de atribuição de competência de Moro'.

Polido defendeu enfaticamente a livre distribuição do processo penal, 'para que não reste violado o princípio constitucional do juiz natural, bem como seja assegurada a correta e legítima aplicação e interpretação das normas contidas no Código de Processo Penal'.

Na sessão desta quarta, 17, o TRF-4 decidiu acolher a tese de defesa e negou provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público Federal.

Apenas o desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus ficou voto vencido. Participaram do julgamento, além de Laus, os desembargadores federais João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen, ambos favoráveis à tese sustentada pela defesa.

Publicidade

"Desta forma, o processo relativo à 48.ª fase da Lava Jato, a Operação Integração, e seus respectivos desdobramentos, não retornarão ao juiz Sérgio Moro, mantendo-se sob a competência da 23.ª Vara Federal", disse Gustavo Polido.

"Inicialmente, o juiz Sérgio Moro acatou as Exceções de Incompetência arguidas pelas defesas e disse ser incompetente para o julgamento do caso, pois reconheceu não haver conexão entre os delitos desta operação com a Petrobrás", pontuou o advogado.

O Ministério Público Federal recorreu, sustentando que havia ligação com os casos originados na Lava Jato. Mas os desembargadores do TRF-4 decidiram, de acordo com a defesa, manter a decisão de Moro, no sentido de que ele não é competente para o julgamento deste caso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.