PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal de Justiça do Rio absolve Garotinho por publicações em que atribuiu 'negociatas' a Beltrame e chamou ex-secretário de 'cavalo paraguaio'

6.ª Câmara Criminal do Corte fluminense foi unânime ao derrubar condenação imposta em primeira instância

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Por Rayssa Motta e Fausto Macedo
Atualização:

O ex-governador Anthony Garotinho foi absolvido em processo movido pelo ex-secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. Fotos: Wilton Junior e Fabio Motta/Estadão Foto: Estadão

Por unanimidade, a 6.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu nesta terça-feira, 19, absolver o ex-governador Anthony Garotinho em processo por injúria, calúnia e difamação movido pelo ex-secretário de Segurança do Estado José Mariano Beltrame.

PUBLICIDADE

O colegiado seguiu o entendimento da desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, relatora do caso, para derrubar a condenação imposta em 2018 pela 28.ª Vara Criminal. 

Os desembargadores atenderam a uma apelação do advogado Vanildo Costa Júnior, que defende Garotinho no processo.

Beltrame entrou com a ação depois que Garotinho insinuou haver ligação dele com o esquema de propinas do ex-governador Sérgio Cabral. 

Garotinho usou seu blog para publicar matérias imputando ao ex-secretário 'negociatas' e uso do cargo de delegado de Polícia Federal em benefício próprio. Também chamou Beltrame de 'lobo em pele de cordeiro' e 'cavalo paraguaio'.

Publicidade

A defesa do ex-governador apontou que não houve perícia nas publicações, que o ex-secretário foi citado em delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal, que não houve dolo e que o Garotinho estava protegido por imunidade parlamentar. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.