PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal condena policial que pegou o celular de suicida

Por unanimidade, desembargadores de Santa Catarina confirmaram condenação de policial militar que, segundo a acusação, subtraiu aparelho de homem que se matou no acostamento da BR-101, em Itajaí, em maio de 2013

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

 Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a condenação de um policial militar que subtraiu o celular de um homem que se matou. O processo aponta que o policial esteve no local para atender a ocorrência no acostamento da BR-101, em Itajaí, no dia 17 de maio de 2013.

PUBLICIDADE

As informações foram publicadas pelo site do Tribunal de Santa Catarina. A decisão foi unânime.

O policial foi processado por peculato, crime previsto no artigo 303 do Código Penal Militar - 'apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse ou detenção, em razão do cargo ou comissão, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio'.

A pena prevista é de três anos a 15 de prisão. Em 1.ª instância, o policial foi condenado pela 5.ª Vara Criminal de Florianópolis, em 13 de julho de 2016, à pena de três anos de reclusão em regime aberto.

Em recurso ao Tribunal, o PM requereu sua absolvição e argumentou 'fragilidade probatória acerca do dolo e reconhecimento de erro de tipo ou, alternativamente, desclassificação do delito para a modalidade culposa ou para peculato de uso, ou ainda para o crime de apropriação de coisa achada'.

Publicidade

Ao Tribunal, o policial também pediu a aplicação do 'princípio da insignificância', sob o argumento da ausência de lesividade. Segundo o processo, o PM admitiu que o telefone foi encontrado durante o atendimento da ocorrência, porém a cerca de 200 metros do veículo do homem que se matou.

O policial, de acordo com a Justiça, teria indagado a populares que estavam no local se o celular era de alguém, sem obter resposta afirmativa. Ele, então, levou o aparelho no bolso da farda até o quartel mas 'esqueceu' de relatar a circunstância no registro da ocorrência.

De acordo com o processo, o policial declarou que, em casa, ligou para alguns números que estavam na memória do celular, mas sem sucesso. O PM relatou que deixou o celular com a mulher, cujo aparelho havia pifado, na esperança de que o dono entrasse em contato.

A Justiça registrou que o celular foi encontrado três meses após a ocorrência quando um mandado de busca e apreensão foi cumprido em na casa do policial. O telefone estava com a mulher do PM.

O desembargador Antônio Zoldan da Veiga, relator da apelação criminal julgada pela 5.ª Câmara Criminal do TJ, rejeitou as alegações.

Publicidade

O relator anotou, em seu voto. "Ainda que, muito embora tenhamos como impossível não ter sido repassado nos bancos escolares do curso de formação de soldados o que deve o policial militar fazer com o objeto alheio que estiver em sua posse, ou que a sua família não lhe tenha devidamente educado, ou ainda que não conhecesse o contido no Antigo Testamento da Bíblia, também conhecida como o Livro da Lei, Êxodos (20:15), 'Não furtarás', correspondente ao 7º mandamento de Deus, também chamado de Jeová, criador ou grande arquiteto do Universo, o sargento (...), testemunha arrolada pela defesa, foi contundente ao afirmar (...) que na vida operacional aprendeu que qualquer objeto encontrado deveria ser devolvido."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.