Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Transparência nega pedido de reconsideração da Skanska

Empresa alvo da Lava Jato foi declarada inidônea pelo Ministério em junho e continua proibida de contratar com poder público

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) negou nesta quinta-feira, 4, pedido de reconsideração da empresa Skanska Brasil Ltda., solicitado em razão da declaração de inidoneidade aplicada pela Pasta há quase dois meses. A decisão, assinada pelo ministro Torquato Jardim, mantém integralmente os efeitos da punição, impedindo-a de licitar e contratar com a administração pública.

PUBLICIDADE

As informações foram divulgadas no site do Ministério da Transparência.

O pedido de reconsideração está previsto no Decreto nº 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013) no Poder Executivo Federal. De acordo com a norma, a empresa punida teve o prazo de dez dias para recorrer da decisão que declarou sua inidoneidade.

Após nova análise, a autoridade máxima do órgão que instaurou o Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) manteve a sanção imposta.

No dia 9 de junho de 2016, Transparência declarou inidônea a empresa Skanska. A decisão concluiu o processo instaurado, em março de 2015, em virtude da Operação Lava Jato. Com a punição, a construtora fica proibida de celebrar novos contratos e de participar de novas licitações com a Administração Pública por, pelo menos, dois anos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.