Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Transferência de Lula pedida por PF antecipa discussão sobre cárcere definitivo

Aliados de partido consideram possibilidade de sala de Estado-Maior em unidade das Forças Armadas em São Paulo, mas defesa e PT não querem tratar do tema antes de recursos para reverter prisão e anular processo

PUBLICIDADE

Por Ricardo Brandt e Ricardo Galhardo
Atualização:
 

A Polícia Federal pediu à Justiça a transferência de Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado pela Operação Lava Jato,  da "cela" especial montada no prédio da superintendência em Curitiba. O pedido, que será analisado pela juíza federal Carolina Moura Lebbos, precipita a indicação no processo, pelo ex-presidente e sua defesa, de um local para cumprimento da pena de 12 anos e um mês no caso triplex do Guarujá (SP).

PUBLICIDADE

Partidários de Lula não descartam a possibilidade de indicar uma unidade das Forças Armadas, onde possa dispor de uma "sala de Estado-Maior", em São Paulo - próximo de seu domicílio - para cumprimento da pena. Preocupado com o isolamento político e o efeito nas urnas, o argumento no debate jurídico é que para o caso de um ex-chefe de Estado preso por crime comum não há precedente. Em outros países, dizem dirigentes petistas, ex-presidentes presos ficam em quartéis do Exército e têm contato com o mundo exterior.

O quartel do Exército, em Curitiba, chegou a ser uma das possibilidades de local para início do cumprimento da pena, antes da definição da "cela" especial da PF. Localizado no bairro Pinheirinho, área central da cidade, a unidade ocupa cinco quadras e pode abrigar uma sala de Estado-Maior. A unidade dos Bombeiros na capital paranaense também tinha condições de receber o petista, mas foi descartada.

A solicitação da PF feita 15 dias após seu encarceramento - na sexta-feira, 20, sob sigilo - tem como base os custos e transtornos gerados pela manutenção de Lula sob custódia na Superintendência em Curitiba e os riscos previstos com as manifestações do dia 1.º de maio, Dia do Trabalhador. O PT, sindicatos e apoiadores estão organizando uma grande manifestação no acampamento montado desde a prisão de Lula no entorno do prédio da polícia, no bairro Santa Cândida.

O Sindicato dos Delegados da PF no Paraná havia solicitado no dia 11 - menos de uma semana depois da prisão - para o superintendente local, Maurício Valeixo, a transferência "para outro local que possa oferecer condições de segurança e que não traga os transtornos e riscos à população e aos funcionários da Polícia".

Publicidade

Em nota, a entidade registrou que a "medida mais acertada seria a transferência imediata do Ex-Presidente para uma unidade das Forças Armadas, que possua efetivo e estrutura à altura dos riscos envolvidos".

Contra. Na noite de ontem, o Ministério Público Federal emitiu parecer no processo contra a transferência de Lula da PF, em resposta a pedido feito pela Prefeitura de Curitiba, e indicou a PF como local para sua permanência.

Bandeira do PT em frente a PF em Curitiba onde Lula cumpre pena . Foto: JFDIORIO/ESTADÃO
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.