Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Todos precisam assumir compromisso de aceitar resultado das urnas, defende OAB

Ordem dos Advogados do Brasil diz que 'as soluções para o atual momento de crise econômica, institucional e política só podem ser encontradas dentro dos limites da lei'

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

 Foto: Marcos de Paula/Estadão

A Ordem dos Advogados do Brasil defendeu nesta sexta, 28, que 'todas as forças políticas envolvidas no processo eleitoral precisam assumir, desde já, o compromisso de aceitar o resultado das urnas'. Em nota pública, subscrita por seu presidente, Claudio Lamachia, a entidade máxima da Advocacia assinala que 'as soluções para o atual momento de crise econômica, institucional e política só podem ser encontradas dentro dos limites da lei'.

PUBLICIDADE

A carta da Ordem é lançada em meio a um clima belicoso que avança por todo o País a nove dias das eleições gerais.

"Neste ano, a eleição ocorrerá na mesma semana em que a Constituição completa 30 anos", pontua Lamachia. "Ela tem guiado o Brasil durante diversas crises e períodos de dificuldades. O país alcançou a maturidade democrática e, agora, o grande desafio é a preservação dos princípios constitucionais que sustentam nosso Estado de Direito."

A OAB pondera que as instituições, os grupos e os militantes políticos devem ter 'serenidade e tolerância'.

"O respeito ao sistema eleitoral, aos adversários e às leis é parte fundamental da superação da crise."

Publicidade

"Os vencedores devem respeitar os vencidos e vice-versa. Isso vale para todos os candidatos, de todas as correntes ideológicas envolvidas na disputa."

LEIA A MANIFESTAÇÃO DA OAB, A NOVE DIAS DAS ELEIÇÕES

"Neste ano, a eleição ocorrerá na mesma semana em que a Constituição completa 30 anos. Ela tem guiado o Brasil durante diversas crises e períodos de dificuldades. O país alcançou a maturidade democrática e, agora, o grande desafio é a preservação dos princípios constitucionais que sustentam nosso Estado de Direito.

As soluções para o atual momento de crise econômica, institucional e política só podem ser encontradas dentro dos limites da lei. Para que elas se concretizem, é preciso que as instituições, os grupos e os militantes políticos tenham serenidade e tolerância. O respeito ao sistema eleitoral, aos adversários e às leis é parte fundamental da superação da crise.

Todas as forças políticas envolvidas no processo eleitoral precisam assumir, desde já, o compromisso de aceitar o resultado das urnas e de trabalhar em favor do Brasil depois do pleito, seja atuando como situação ou como oposição. Os vencedores devem respeitar os vencidos e vice-versa. Isso vale para todos os candidatos, de todas as correntes ideológicas envolvidas na disputa."

Publicidade

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.