PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Temer dava 'estabilidade e segurança ao aparato criminoso', acusa procurador

Rodrigo Janot apresentou ao Supremo Tribunal Federal a nova denúncia contra Temer e também contra seus aliados históricos Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco

Foto do author Beatriz Bulla
Por Rafael Moraes Moura , Breno Pires e Beatriz Bulla
Atualização:

 

Temer e Padilha. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Na segunda flechada contra Michel Temer (PMDB), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o presidente 'dava a necessária estabilidade e segurança ao aparato criminoso'.

Documento

O LÍDER

COTA DA DENÚNCIA

Nesta quinta-feira, 14, Janot apresentou ao Supremo Tribunal Federal a nova denúncia contra Temer e também contra seus aliados históricos Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Janot quer Palocci como testemunha contra 'quadrilhão' do 'PMDB da Câmara'

Publicidade

Temer era o líder da organização criminosa do PMDB, acusa Janot

PUBLICIDADE

Janot relaciona apoio de impeachment pelo PMDB ao avanço da Lava Jato

Janot inclui delatores Joesley e Saud na mesma denúncia contra Temer

Os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Alves estão presos, o primeiro alvo da Lava Jato, o outro por propinas nas obras da Arena das Dunas, em Natal. Também já está preso Geddel, pela fortuna de R$ 51 milhões em malas e caixas de papelão atribuída a ele.

Loures já esteve preso. É o 'homem da mala'. Em abril, a Polícia Federal filmou, em ação controlada autorizada pelo Supremo, Loures saindo apressado de um estacionamento em São Paulo. Na mão direita, uma mala recheada com R$ 500 mil em propinas da JBS.

Publicidade

+ 'Que saiba morrer quem viver não soube', diz Gilmar sobre Janot

PF investiga prefeito de Cuiabá que encheu os bolsos de dinheiro

Moro manda perícia extrair dados sobre Lula de arquivo das propinas da Odebrecht

Também são acusados, por obstrução de Justiça, os empresários Joesley Batista, da JBS, e Ricardo Saud, do Grupo J&F.

"Michel Temer dava a necessária estabilidade e segurança ao aparato criminoso, figurando ao mesmo tempo como cúpula e alicerce da organização. O núcleo empresarial agia nesse pressuposto, de que poderia contar com a discrição e, principalmente, a orientação de Michel Temer", narra Janot.

Publicidade

Segundo o procurador-geral, Temer 'certas vezes também atuava de forma direta, sem interlocutores'.

A denúncia aponta que Temer e seus próximos praticaram ações ilícitas em troca de propina por meio da utilização de diversos órgãos públicos, como Petrobrás, Furnas, Caixa Econômica, Ministério da Integração Nacional e Câmara dos Deputados.

"Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves, Moreira Franco e Rodrigo Loures têm relação próxima e antiga com Michel Temer, daí por que nunca precisaram se valer de intermediários nas conversas diretas com aquele", relatou Janot.

"Eram eles que faziam a interface junto aos núcleos administrativo e econômico da organização criminosa a respeito dos assuntos ilícitos de interesse direto de Michel Temer, que, por sua vez, tinha o papel de negociar junto aos demais integrantes do núcleo político da organização criminosa os cargos a serem indicados pelo seu grupo e era o único do grupo que tinha alguma espécie de ascensão sobre todos."

A acusação descreve um 'escudo' ao redor de Michel Temer na relação de seus liderados com o empresariado da construção civil, 'grande responsável pela produção de caixa dois de campanha e pelos pagamentos de propina a políticos e outros funcionários públicos'.

Publicidade

COM A PALAVRA, O ADVOGADO ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, O KAKAY, QUE DEFENDE JOESLEY E WESLEY BATISTA

Como advogado de Joesley e Ricardo Saud venho registrar a mais completa indignação e perplexidade ante esta denúncia apresentada. O Dr Janot, já em vias de deixar o cargo, tratou de usurpar a competência do Supremo Tribunal Federal ao querer rescindir unilateralmente o acordo de delação homologado pelo Ministro Fachin.

Ao fazer a delação, meus clientes acreditaram na boa-fé do Estado - afiançados pela pessoa do Procurador-Geral da República - e se entregaram à segurança jurídica que julgavam ter o instituto da delação.

Após o acordo, firmado pelas partes e homologado pelo STF, os delatores passaram a ter o direito subjetivo de usufruir dos benefícios acordados. Sem um motivo relevante, todavia, certamente como forma de tentar contornar as críticas à imunidade total antes firmada pelo PGR e concedida aos delatores, ainda no curso do prazo para apresentarem provas e documentos complementares, concedido pelo próprio STF, o Dr Janot, de maneira desleal e açodadamente, apresenta uma Denúncia fundada justamente nas provas produzidas na delação que agora quer rescindir, isso tudo sem sequer esperar a manifestação do Supremo a respeito da validade ou não do acordo.

A Procuradoria, já há tempos, tem tentado agir como se fosse o próprio Poder Judiciário. E, ao que parece, todo esse turbilhão de acontecimentos e medidas drásticas e nada usuais, tomadas claramente de afogadilho, evidentemente por estar o Procurador em final de mandato, parece demonstrar certa desconfiança com a nova gestão, pois trata-se de criar fatos bombásticos, a atrair toda a atenção da imprensa e dos Poderes da República, na busca de um gran finale.

Publicidade

COM A PALAVRA, CEZAR BITENCOURT, QUE DEFENDE RODRIGO ROCHA LOURES

"Rodrigo Rocha Loures não participou de nenhum acordo de pagamento ou recebimento de propinas atribuído ao PMDB da Câmara.Rodrigo era apenas um assessor pessoal do Presidente e não tinha nenhuma intervenção em atividades financeiras, ao contrário da recente denúncia contra o PMDB da Câmara.  A defesa repudia veemente mais uma denúncia leviana de Rodrigo Janot!!!"

COM A PALAVRA, DANIEL GERBER, QUE DEFENDE ELISEU PADILHA

Sobre a denúncia por organização criminosa feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal, contra o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o advogado Daniel Gerber que defende o ministro afirma: "Entendo como equivocada o oferecimento de uma denúncia com base em delações que estão sob suspeita, mas iremos demonstrar nos autos a inexistência da hipótese acusatória".

COM A PALAVRA, O ADVOGADO DELIO LINS E SILVA JÚNIOR, QUE DEFENDE EDUARDO CUNHA

Publicidade

Sobre a nova denúncia oferecida pela PGR, a defesa de Eduardo Cunha tem a dizer que provará no processo o absurdo das acusações postas, as quais se sustentam basicamente nas palavras de um reincidente em delações que, diferentemente dele, se propôs a falar tudo o que o Ministério Público queria ouvir para fechar o acordo de colaboração.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.