PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Temer caiu no grampo da PF

Presidente não estava sob interceptação telefônica, mas foi gravado pelos federais quando conversava com o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), este sim alvo da escuta autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo; diálogo no dia 4 de maio Temer e Loures conversaram sobre o Decreto dos Portos

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Rafael Moraes Moura , Breno Pires , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Michel Temer e Ricardo Rocha Loures. Foto: JBatista / Agencia Camara

O presidente Michel Temer (PMDB) caiu no grampo da Polícia Federal na Operação Patmos, desdobramento da Lava Jato. No dia 4 de maio deste ano, às 19h18, Temer recebeu ligação do deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), seu aliado. O alvo da interceptação, autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), era o parlamentar. O presidente foi grampeado indiretamente.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A interceptação ocorreu em meio ao processo de delação premiada de executivos do Grupo JBS, entre eles Joesley Batista, que gravou conversas com Temer e com o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Loures procurou o presidente naquele dia para consultá-lo sobre uma informação que chegou a ele pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) relativa ao Decreto dos Portos. O diálogo do presidente com Loures durou 2 minutos e 27 segundos. Temer mais ouviu do que falou.

Ambos, presidente e deputado, são alvos da Operação Patmos. O parlamentar foi afastado do mandato por ordem de Fachin. Contra Temer e Loures foi aberto inquérito no Supremo por suspeita de corrupção passiva, obstrução à investigação e participação em organização criminosa.

A PF filmou Loures pegando uma mochila com R$ 500 mil em dinheiro vivo, propina da JBS, em São Paulo. Os agentes seguiram os passos do parlamentar em um procedimento denominado ação controlada.

Publicidade

LEIA O DIÁLOGO DO PRESIDENTE E SEU ALIADO

TEMER - Oi. Rodrigo LOURES - Tá bom presidente? TEMER - Tudo, bem e você, bem? LOURES - Tudo. Tudo bem. Não, só para lhe fazer uma consulta. Agora, coisa de umas horas atrás uma informação, através lá do Senador Wellington, que já teria sido assinado o Decreto dos Portos, não sei se é verdade ou não .. TEMER - Não, não foi não. LOURES - Pediu para eu verificar, é. TEMER - Não. Não foi. LOURES - Porque ele marcou uma reunião com o Padilha para, quarta-feira da .semana que vem e ele estranhou a informação, então ... TEMER - Não. Vai ser assinado na quarta-feira à tarde .. Vai ser numa solenidade até, viu? LOURES- Mas então, os termos já estão ajustados, é isso? TEMER - Aí já não sei dizer RODRIGO, precisa falar com o PADILHA LOURES - É, eu falei com ele e talvez seja isso-, porque o WELLINGTON ficou com a impressão que ainda haveria uma nova conversa, mas talvez, talvez não. TEMER - Não sei. Aquela coisa dos setenta anos lá para todo mundo parece que está acertando aquilo lá ... LOURES - Não. Isso equacionou, isso equacionou. Aí tinha lá uma interpretação dos "RJt93" que ainda havia dúvida .... TEMER - Ah, bom. Essa dai que eu não sei. Eu não sei como é que ficou viu? LOURES- É, mas eu vou .. TEMER- Dá uma olhada lá com o GUSTAVO, com o pessoal lá. LOURES- Eu vou falar com eles e vou avisar o Wellington. Ele foi para o estado, mas eu mando uma mensagem para ele.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.