Eike está ‘surpreso’ com ordem de prisão, diz advogado

Eike está ‘surpreso’ com ordem de prisão, diz advogado

Fernando Martins, defensor do empresário foragido, afirma que ele vai se apresentar, mas ainda não acertou quando isso vai ocorrer

Constança Rezende, do Rio

26 de janeiro de 2017 | 15h19

Rio de Janeiro RJ 26-01-2017 POLITICA - OPERAÇÃO EFICIÊNCIA / CALICUTE / LAVA JATO - Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do empresário Eike Batista, no Jardim Botânico, zona sul da cidade FOTO Tânia Rêgo/Agência Brasil

Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do empresário Eike Batista, no Jardim Botânico, zona sul da cidade. FOTO Tânia Rêgo/Agência Brasil

Surpreso com a decretação da sua prisão, o empresário Eike Batista pretende se apresentar à Justiça Federal, mas ainda não tem data nem local para fazê-lo, informou o advogado de defesa, Fernando Martins, ao Estadão.

O defensor informou que as autoridades é que deverão definir as condições para apresentação do empresário.

“Ele (Eike) está surpreso, uma vez que sempre esteve à disposição das autoridades, mas muito tranquilo porque tem certeza que vai prestar todos os esclarecimentos necessários”, disse Martins. “Ele vai se entregar e se colocar à disposição da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, como fez em outras oportunidades. Estou em contato com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combinar.

Não tem ainda (data para se entregar). Não combinei ainda com a PF ou MPF onde ele se apresentará, mas será a critério desses órgãos”, disse.

Segundo o advogado, Eike está em Nova York desde a terça-feira, 24. Sua mulher, Flávia, e o filho caçula do casal também estão nos Estados Unidos na quarta, 25.

O empresário tem passaporte alemão. A Polícia Federal informou que já está em contato com a Interpol, para localizá-lo.

A Operação Eficiência, desdobramento da Calicute – versão local da Lava Jato no Rio –, acusa Eike de ter pago propina de US$ 16,5 milhões ao ex-governador Sérgio Cabral por meio da conta Golden Rock no TAG Bank, no Panamá.

Tendências: