PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Supremo vota contra extensão da imunidade presidencial aos investigados no 'Quadrilhão do PMDB'

Ministros ainda decidiram encaminhar a apuração de alvos de inquéritos para a Justiça Federal de Brasília, e não para o juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato na primeira instância

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast) e Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA
Atualização:

 Foto: Reprodução / PF

BRASÍLIA - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou na manhã desta terça-feira (19) contra a extensão da imunidade presidencial, no âmbito do julgamento do desmembramento das investigações do "quadrilhão do PMDB da Câmara", e decidiu encaminhar a apuração de investigados para a Justiça Federal de Brasília, e não para o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato na primeira instância.

PUBLICIDADE

+ Odebrecht confessa cartel em infraestrutura e sistema viário de SP

Por 10 a 0, os ministros firmaram entendimento de que a imunidade presidencial não pode ser estendida aos demais investigados. O decano Celso de Mello não estava presente na sessão. Apesar do consenso em torno da imunidade, a Corte se dividiu sobre o encaminhamento dos processos para a Justiça de Brasília.

+ 'Há um país que se perdeu pelo caminho', diz Barroso sobre tanta corrupção

Nos recursos apresentados pela defesa de Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Joesley Batista, Ricardo Saud, Rodrigo Rocha Loures, André Esteves e André Moura, que investiga organização criminosa, a decisão de Fachin era de encaminhar as investigações de Geddel e Cunha ao juiz federal Sérgio Moro, da 13° Vara de Curitiba. Mas a posição que prevaleceu na votação desta terça é de as investigações sejam encaminhados para a 10° Vara de Brasília.

Publicidade

+ Promotoria acusa Kassab por R$ 21 mi da Odebrecht

Em termos gerais, cinco ministros - Edson Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux - tinham votado pelo envio de investigações ao Sérgio Moro, enquanto outros cinco - Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski - se posicionaram a favor do envio das apurações para a Justiça Federal do DF. Mas Fux estava impedido de votar no inquérito da organização criminosa, o que abriu maioria para retirar de Moro os casos.

+ Marcelo Odebrecht chega em casa

Durante o julgamento, Barroso ironizou a tentativa de investigados, como Cunha e Geddel Vieira Lima, de terem suas investigações retiradas de Moro e remetida para a primeira instância em Brasília. "É o que se tem denominado "periculum in Moro", afirmou o ministro, em referência à expressão "periculum in mora", que significa "perigo na demora" de uma decisão tardia da Justiça.

OBSTRUÇÃO. Já nos recursos apresentados pela defesa de Geddel, Cunha, Joesley, Saud e Loures, no inquérito que investiga obstrução de justiça, todos os ministros acompanharam o relator Edson Fachin em colocar as investigações sob competência da Justiça de Brasília.

Publicidade

DIVERGÊNCIA. O ministro Alexandre de Moraes, primeiro a votar durante a sessão desta terça-feira, abrindo divergência de Fachin quanto a alguns processos serem enviados a Moro, disse que os fatos que geraram os inquéritos em questão não são relacionados à Petrobras. "Não se pode transformar a 13° Vara de Curitiba em juízo universal de todos os fatos ligados eventualmente a pessoas que também lá estão sendo processadas. Os fatos já julgados em Curitiba na verdade não chamam a prevenção da 13° Vara Federal", disse Moraes.

PUBLICIDADE

"A questão Lava Jato ficou uma marca. A própria imprensa diz "Lava Jato do Rio de Janeiro", "Lava Jato do Mato Grosso", "Lava Jato...", mas os fatos que geraram a Lava Jato são fatos relacionados à Petrobras", adicionou o ministro.

A exceção no julgamento ficou por conta do deputado André Moura (PSC-SE), cuja relatoria do processo espera uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Sobre André Moura, PGR vai se manifestar, e a manifestação será uma ou outra, ou pedir arquivamento ou oferecerá uma denúncia", explicou Fachin a jornalistas após a sessão de julgamento. (Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.